A Secretaria Municipal de Saúde informa que a partir desta quarta-feira (22), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influeza) passará a atender a população em geral do município, a partir dos 6 meses de idade.
Desde o início da campanha desde ano, a Saúde vem seguindo o calendário vacinal do Governo do Estado e do Ministério da Saúde, atendendo públicos prioritários, entre eles idosos, profissionais da Saúde e da educação, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e puérperas, entre outros.
De acordo com os números da Secretaria Municipal de Saúde. A adesão à vacina contra a gripe hoje no município está em 44%, em média. O público com maior adesão é o de idoso, em 48%, e os menores é o de gestantes, em 25%, e puérperas 19%. A meta é 90%.
A partir de amanhã, qualquer pessoa que quiser receber a vacina contra a gripe pode procurar uma das unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas.
A vacina utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan (SP) e todos os anos passa por atualização para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus identificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela pode ser tomada junto com a vacina da Covid-19.
Nesta campanha, a imunização contra a gripe protegerá contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B. A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela é provocada pelo vírus da influenza e tem grande potencial de transmissão. O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também, a casos graves, que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença.
A vacina é segura e é a forma mais eficaz de prevenção da gripe, protegendo as pessoas com maior risco de desenvolver complicações. Ela evita casos graves e óbitos por gripe.
SERVIÇO
A PARTIR DE 22 DE JUNHO
Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe
Aberta à população em geral, a partir dos 6 meses de idade
Onde: Todos os postos de saúde do município
Das 8 às 15 horas