O programa “Saúde na Praça”, que visa oferecer gratuitamente para a população exercícios físicos com a supervisão de profissionais qualificados, segue com vagas abertas para 11 modalidades em 76 pontos da cidade. O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Segundo o último balanço do “Saúde na Praça”, divulgado em agosto, 1.601 pessoas são atendidas pelo programa que abrange participantes com idade a partir de 17 anos, porém procura atender preferencialmente a terceira idade. As modalidades de exercício oferecidas são ginástica geral, ginástica laboral, ritmos, ginástica artística para idosos, hidroginástica para idosos, hidroginástica, tai chi chuan, yoga, dança de salão, fisioterapia e Lian Gong.
Bairros atendidos
A modalidade que mais conta com pontos de prática na cidade é a ginástica geral, oferecida em 30 polos, que atendem um total de 523 pessoas. Esses pontos de prática estão localizados no Carmo, Hortências, Jardim Santa Lúcia, Santa Angelina (SABSA), São Geraldo, Selmi Dei, Jardim Santana, Jardim Imperador, Jardim Marivan, Jardim Brasília, Jardim Botânico, Jardim Pinheiros, Jardim Paraíso, Jardim Cruzeiro do Sul, Jardim Maria Luiza, Adalberto Roxo, CEAR, Centro Dia, Casa de Acolhimento São Pio, Vila Vicentina, Jardim das Laranjeiras 1 e 2, Assentamento Bela Vista, Melhado, AAEE, Lar São Francisco, Lar Nosso Ninho, .
A ginástica laboral é oferecida para 173 servidores da Prefeitura, RH e Sesmt, Meio Ambiente e Trânsito, Centro Pop, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, CREAS, Secretaria de Esportes e Lazer e Segurança Alimentar.
A aula de ritmos, hoje com 170 alunos, acontece em 13 pontos, localizados no Yolanda Ópice, Jardim Botânico, Jardim das Laranjeiras 2, Jardim Santa Lúcia, Jardim Pinheiros, Jardim Imperador, Cecap, Jardim Maria Luiza, Jardim Santa Clara, Valle Verde, Jardim Brasília e Assentamento Monte Alegre.
O Tai chi chuan envolve 148 alunos, que praticam as aulas no Residencial Alamedas, Cear, Valle Verde, Praça do Daae, Victório De Santi, Melhado, Jardim Paulistano e Vila Xavier.
Com 126 alunos, a yoga é oferecida no Hortências, Yolanda Ópice, Vale do Sol, Cecap, Recanto Feliz, Centro de Referência da Mulher, Jardim Brasília e Centro Dia. A fisioterapia, que conta com oito alunos, é oferecida na Casa de Acolhimento São Pio (feminino).
A ginástica artística para idosos conta com 110 alunos que realizam suas atividades no Cear (Ginásio Weenis Dias Macieira), enquanto a hidroginástica para idosos, realizada na Associação Araraquarense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, no Jardim Botânico, envolve 154 alunos nos períodos da manhã e tarde. Essa modalidade também será oferecida na piscina do Parque do Pinheirinho.
Já a hidroginástica convencional,
na Associação Araraquarense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, abrange 149 alunos, enquanto a dança de salão envolve 12 alunos no Cear.
O lian gong retornou neste mês de setembro e conta com três pontos na cidade: Vila Melhado (Teatro de Arena), praça da Escola Antônio Lourenço Corrêa (Vila Xavier) e Praça do Jardim Paulistano. Vale destacar que a ginástica laboral e a fisioterapia não são abertas ao público. A ginástica laboral é oferecida aos servidores da Prefeitura e a fisioterapia para algumas instituições.
Mais informações sobre o projeto Saúde na Praça podem ser obtidas pelo telefone (16) 3303-2708.