A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, participou do “Canal Direto Especial Fim de Ano” nesta segunda-feira (12) e apresentou um balanço das ações deste ano em sua secretaria e projetou desafios para 2023. O programa é exibido ao vivo no Facebook da Prefeitura.
Jacqueline destacou que sua pasta tem papel central nas atividades e ações do governo do prefeito Edinho. E ressaltou que, apesar de ser uma política pública nova, pois foi estruturada nacionalmente em 2009, a Assistência Social atua em diversas frentes.
“Desde lá na ponta, nos bairros, junto aos Cras, que são a porta de entrada para as famílias terem garantia dos seus direitos à alimentação e à renda, mas também é uma política pública que articula com outras políticas públicas, como educação e saúde. Ela também traz outros graus de complexidade, como atuar em situações em que houve violação de direitos”, explicou.
Entre as maiores conquistas do ano, apontadas por Jacqueline, estão fazer chegar às famílias o direito à alimentação e à renda; a parceria com as cooperativas, o que permitiu que os Restaurantes Populares fossem geridos por mulheres cooperadas; e a realização do evento do Dia de Luta da População em Situação de Rua. “Foram várias as questões extremamente importantes e relevantes em que nós atuamos na secretaria, todos os dias, com a equipe maravilhosa que está conosco.”
Outro destaque da secretária foi a participação de Araraquara no 8º Fórum Global de Pacto de Milão para a Política Alimentar Urbana, no Rio de Janeiro, em outubro. Junto com Vancouver (Canadá), Mouans-Sartoux (França) e Nova Iorque (EUA), Araraquara teve sua estratégia “Araraquara Sem Fome”, de ações de combate à fome e de segurança alimentar, reconhecida na categoria Governança.
“Poder socializar a experiência de Araraquara não só no Brasil, mas também com outros países, inclusive de primeiro mundo, foi uma experiência muito significativa. Isso significa que estamos no caminho certo nas nossas ações de combate à fome e garantia de direitos”, afirmou.
Jacqueline ainda relembrou as quatro obras do Orçamento Participativo escolhidas pela população na área da assistência social: a construção de sede própria para o Cras da região do Valle Verde, a implantação de Centro Dia do Idoso no Santa Angelina e na região norte, além da construção de um CEU das Artes, com unidade do Cras, na região do Jardim América.
“São investimentos importantes que chegam para a política pública da Assistência Social e que faz com que mais famílias tenham seus direitos garantidos”, declarou a secretária.
Para 2023, Jacqueline colocou como meta ampliar os atendimentos às famílias e seguir investindo na qualificação do atendimento. “Nossa secretaria tem profissionais excelentes, porém as demandas são diversas. A cada ano, a gente tem desafios mais complexos. Os perfis mudam muito. Que a gente possa, em 2023, estar mais atentos e entendendo melhor a realidade da nossa cidade para poder ofertar a garantia de direitos”, concluiu.
Ao vivo
O “Canal Direto Especial Fim de Ano” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, e às sextas-feiras, às 11h30, ao vivo, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.