A Guarda Civil Municipal de Araraquara, órgão da secretaria de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, divulgou um balanço que traz os números das ações e resultados da segurança pública referentes ao primeiro semestre de 2025. Entre janeiro e junho, os avanços na área se destacam em vários indicadores, principalmente em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Houve aumento no número de boletins de ocorrência (BOs) registrados pela corporação, de 275 em 2024 para 351 em 2025, o que representa um crescimento de 27,6%. Entre as ocorrências, a captura de procurados passou de 6 para 21 registros, indicando um trabalho mais eficaz de identificação e detenção de foragidos. Também cresceram os números com intervenção da GCM em ocorrências de crimes ambientais (de 4 para 10) e perturbação de sossego público (de 3 para 10).
O total de casos de dano ao patrimônio passou de 23 em 2024 para 12 neste ano, uma queda de quase 48% que sugere maior prevenção e monitoramento dos espaços públicos. Entre as atividades preventivas, as mais frequentes são as rondas em próprios públicos municipais, cujos números aumentaram de 44.369 em 2024 para 106.819 em 2025 – aumento superior a 140%. A fiscalização de entrada e saída de escolares também foi reforçada: 249 em 2025, contra 193 no ano anterior, garantindo a segurança dos alunos nas escolas municipais.
Esses resultados revelam a ampliação da presença da Guarda Municipal nas ruas e denotam uma atuação mais estratégica por parte da secretaria de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, voltada à resolução de problemas. O Comandante Geral da GCM, Danilo de Oliveira Soler, avalia o impacto das ações na qualidade de vida da população. “Essa intensificação reforça o compromisso da GCM com a proteção dos bens de uso comum e com a presença constante nos espaços de convivência da cidade, reafirmando seu papel fundamental na segurança pública, no apoio às políticas de ordem urbana e no exercício de suas atribuições constitucionais, como o policiamento preventivo, a proteção da população e a colaboração com os demais órgãos de segurança”.