A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social iniciou um plano para convocar novos servidores aprovados nos concursos públicos após detectar um déficit de recursos humanos na área de proteção social. Os serviços contavam com número reduzido de profissionais, alguns em quantidade inferior ao previsto na legislação. Entre os que já estão atuando e os que estão na fase final do processo de contratação, já são quase 70 novos servidores compondo as equipes técnicas e de apoio Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); Equipe Técnica, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Casa de Acolhida, Programa Municipal de Acolhimento Institucional Provisório (PROMAIP), Centro-Pop, Centro Dia do Idoso e Recanto Feliz / Vila Dignidade e Órgão Gestor (Cadastro Único, Vigilância Socioassistencial e outros setores), além do Conselho Tutelar. Foram convocados assistentes sociais, psicólogos, motoristas, assistentes administrativos, educador social, agentes sociais de serviços públicos, cozinheiro, cuidadores sociais e auxiliares de cuidador social.
A reestruturação vem preencher as lacunas deixadas por desligamentos ao longo dos anos, devido a aposentadorias e exonerações. A medida garante que o número de profissionais esteja em conformidade com as vagas previstas na legislação. Isso permite ampliar a capacidade dos serviços e oferecer atendimento mais digno e rápido à população que utiliza as unidades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
O atendimento nos CRAS foi ampliado, o que possibilitou impulsionar o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social, evitando que eventuais riscos evoluam para situações de violação de direitos. Portanto, o trabalho tem caráter preventivo, e utiliza ferramentas como a busca ativa e a escuta qualificada para desenvolver um atendimento humanizado aos munícipes, em seu território de moradia.
O CREAS teve suas ações fortalecidas, assegurando que todas as situações de violação de direitos de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência identificadas sejam acompanhadas de forma especializada, por meio de ações articuladas com a rede de Serviços Públicos e Sistema de Garantia de Direitos. Além disso, crianças e adolescentes acolhidos, e adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto recebem atenção especial da equipe da unidade.
Os servidores contratados são um investimento da Prefeitura em recursos humanos, e que mais se beneficia é a população, que passou a receber um atendimento ampliado, com equipes mais estruturadas e qualificadas, conforme as normas que regem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Meire Laurindo, “a ampliação de todas as equipes de Assistência Social é um investimento que afeta positivamente a população em geral, que passa a contar com profissionais capacitados para realizar os atendimentos em todas as áreas de atuação da proteção social e outras que compõem essa Secretaria”.