Em reunião na secretaria de Educação na manhã da última quinta-feira (6), os secretários de Educação, Fernando Diana, e de Esporte e Lazer, João Henrique Silvestre, debateram a parceria entre as Pastas na retomada dos jogos, eventos e festivais esportivos em Araraquara. Participaram do encontro, também, Fábio Tadeu Reina, gerente do programa Promoção de Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida, e Adalberto Grifoni, coordenador executivo de Projetos Esportivos e Inclusão Social. O objetivo é atrair o interesse dos adolescentes pelo esporte, integrando-o ao processo educacional.
Fernando Diana demonstrou entusiasmo com os resultados da conversa. “Vamos retomar a parceria entre a secretaria de Educação e a de Esporte, e essa retomada já vem forte. A gente acabou de fechar o retorno dos jogos escolares municipais. Vamos alinhar isso com os professores de Educação Física, montar um grande campeonato. Nossa proposta é valorizar a Educação Física, seus profissionais e todo o potencial que ela tem como componente curricular na formação dos nossos estudantes”.
O secretário João Henrique Silvestre ressaltou a importância de integrar educação, esporte e saúde. “A gente não consegue desassociar o esporte da educação e da saúde também. Eles devem andar juntos, integrados. Existem muitas convergências, e isso vai ser tratado nos próximos meses, e vai se estender na medida das possibilidades. Porque nós achamos que resgatar essa convergência é fundamental”.
Segundo Fábio Tadeu Reina, “as crianças têm a formação educacional e, ao mesmo tempo, a gente segue com uma formação esportiva. Essa junção é muito importante. Elas vão tendo uma perspectiva de uma vida ativa, de qualidade de vida, tendo o esporte como meio, como instrumento. Assim, podem vislumbrar situações de performance ou de cidadania, porque os valores estão arraigados nelas”. Reina ainda destacou que os eventos esportivos contribuem positivamente nesse processo. “Estamos muito contentes com essa retomada. Vamos voltar com todas as atividades que consideramos motivacionais para agregar cada vez mais nossa juventude, nossos adolescentes, nesse processo de formação integral”.
Sobre os eventos escolares, como os Jogos Escolares de Araraquara (Jocoara), os Jogos da Primavera e os festivais esportivos, Reina explicou o planejamento para este ano. “Vamos ter essa retomada em dois formatos, um ligado à secretaria de educação, que é o Jocoara municipal, especificamente para a rede municipal, e ampliando para toda a rede, privada e estadual, o Jocoara maior, que a gente chamava de ‘mini olimpíada’. Os Jogos da Primavera já estão no nosso calendário, e outros festivais que nós entendemos de suma importância, para trazer cada vez mais esses jovens a esses espaços, e que eles possam se apropriar deles. Então nós teremos o Jocoara, festivais de atletismo, e vamos ter o envolvimento de muitas modalidades nesse processo, como xadrez, natação e tênis de mesa dentro das escolhas desses adolescentes, para que eles possam ser incluídos naquilo que mais lhes interessa, resultando em uma participação efetiva nessas atividades”.