Início Araraquara Secretário do Meio Ambiente faz balanço de 2022

Secretário do Meio Ambiente faz balanço de 2022

José Carlos Porsani participou do “Canal Direto Especial Fim de Ano” desta segunda-feira (26), no Facebook da Prefeitura

A conquista do Município VerdeAzul no 13º lugar estadual e a reabertura do Parque Natural Municipal de Proteção Integral do Basalto foram alguns dos destaques de 2022 para o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani.

O secretário participou da edição desta segunda-feira (26) do “Canal Direto Especial Fim de Ano” no Facebook da Prefeitura, oportunidade em que secretários e outros gestores municipais apresentam um balanço das ações realizadas neste ano e fazem projeções para 2023.

Porsani lembrou que a secretaria foi recriada pelo prefeito Edinho em 2021 e neste ano houve a sequência da reestruturação da pasta. O secretário iniciou o programa agradecendo aos funcionários de sua equipe. “Eu me sinto realizado com o pessoal que eu tenho lá na secretaria. São técnicos que trabalham com amor e muito carinho”, declarou.

Perguntado sobre as maiores conquistas do ano, Porsani citou o Certificado Município VerdeAzul, entregue anualmente pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Araraquara subiu para a 13ª posição geral no ranking estadual, entre 645 municípios, com nota 90,85.

“A maior realização foi a recuperação do selo VerdeAzul. E a cidade é a 13ª entre 645 cidades. Estou muito feliz, mas também aumentou a responsabilidade”, disse o secretário. “Outra meta nossa era a recuperação do Parque do Basalto. O Basalto é um cartão de visitas para Araraquara. Recebemos, em média, 12 mil pessoas por mês”, complementou Porsani.

Reaberto em junho, depois de obras de revitalização, o Parque do Basalto ocupa área de 65 mil m² e chama a atenção pela rica biodiversidade, com mais de 150 espécies de animais e 350 tipos de plantas, sendo 200 espécies de árvores nativas. O local também tem cachoeira e paredões de rocha basalto originados após o resfriamento de derrames de lava ocorridos há milhões de anos.

Porsani destacou a parceria com empresas que colaboram com incentivo fiscal em projetos para o parque, como é o caso da Cutrale, que realiza trabalho de educação ambiental e transporta cerca de 1.200 alunos de todos os bairros de Araraquara para visitações. O Parque do Basalto abre gratuitamente de terça a domingo, das 8h às 18h.

Outras ações
O secretário ainda destacou o trabalho de arborização — remoção de árvores problemáticas, replantio e manutenção de canteiros centrais — e de recuperação de mananciais desenvolvido durante todo o ano, além da parceria com as escolas de Araraquara para a educação ambiental.

Também foi lembrado o projeto “Nasce uma criança, planta-se uma árvore”, que teve sua terceira etapa lançada neste mês. Foram 1.997 mudas de árvores plantadas, uma para cada recém-nascido entre janeiro e setembro deste ano. Desde o começo do programa, são 5.493 novas árvores. “É um trabalho que está sendo exemplo para muitas cidades que estão vindo buscar o que Araraquara está desenvolvendo”, afirmou.

Praças
Porsani também falou sobre o trabalho feito pela secretaria para a contenção dos pombos na Praça Major Abel Fortes, o Parque Infantil.

“Plantamos mais de 100 mudas de plantas frutíferas e também colocamos um comedor grande, de 1,10m de altura, o que atraiu outros pássaros. E 19 tipos de pássaros começaram a ir ao Parque Infantil. Já houve uma mudança na parte interna do Parque Infantil. Esse trabalho vai levar uns 2 a 3 anos para começar a dar um resultado muito grande”, informou.

Segundo o secretário, Araraquara possui cerca de 140 praças. Com o projeto “Adote o Verde”, pessoas ou empresas podem fazer parceria com a Prefeitura e colaborar na manutenção de praças e canteiros centrais. “Os empresários que queiram colocar propaganda da sua firma e ajudar o meio ambiente podem procurar a secretaria”, reforçou.

Entre os planos para 2023 estão o início da realização de um inventário arbóreo (identificação e mapeamento das árvores do município) e novos investimentos em melhorias no Parque do Basalto.

Redação

Sair da versão mobile