Início Esporte Segunda-feira é dia de Bota-Ferro em Ribeirão

Segunda-feira é dia de Bota-Ferro em Ribeirão

Carlos André de Souza
Esta segunda-feira, 28 de janeiro, será dia de clássico interiorano válido pelo Paulistão 2019. Botafogo e Ferroviária, que protagonizam o tradicional ‘Bota-Ferro’, se enfrentarão às 20 horas no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
O confronto coloca frente a frente duas equipes que ainda não venceram nesta edição do estadual. A Ferroviária do técnico Vinícius Munhos estreou com uma derrota fora de casa para o Santos pelo placar de 1 a 0 e na segunda rodada  empatou sem gols com a Ponte Preta na Fonte Luminosa. Já o Botafogo estreou com um empate por 1 a 1 com o São Bento em Sorocaba e na sequência foi derrotado pelo Palmeiras por 1 a 0 em São Paulo.
Na tabela de classificação, ambos aparecem com apenas um ponto e muito perto da zona de rebaixamento. O jogo terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV e pelo rádio com os Campeões da Bola (Rádio Cultura-AM790).
História do duelo
Ferroviária e Botafogo se enfrentaram em 150 jogos, com 67 triunfos da Ferroviária, 38 empates e 45 vitórias do Botafogo. A Locomotiva marcou 222 gols, contra 169 do rival.
Os dois primeiros duelos aconteceram pela Divisão de Acesso de 1956, que terminou com o empate em Ribeirão Preto por 2 a 2 e vitória da Locomotiva em Araraquara por 6 a 3. O clássico Bota-Ferro também já teve dois duelos válidos pela Taça de Ouro de 1983, que representava o Brasileirão daquele ano, com um empate por 0 a 0 em Ribeirão Preto e uma vitória da Ferroviária por 1 a 0 em Araraquara.
Embora seja o adversário contra quem a esquadra grená mais atuou, houve um intervalo de quase dez anos no qual ela não se encontrou com o Pantera da Mogiana, porque cada qual seguiu um rumo diferente, em divisões distintas. Isso aconteceu de 11 de abril de 1996 a 20 de agosto de 2005. Os dados são do historiador Vicente Henrique Baroffaldi, autor do blog Ferroviária em Campo.
O último encontro entre os dois times ocorreu em janeiro do ano passado, pelo Paulistão. Na ocasião, a Ferroviária saiu na frente com gol de Moacir, mas levou a virada por 2 a 1 com gols de Bruno Moraes e Jheimy, nos acréscimos da partida.
Próximo jogo
Após o jogo desta segunda-feira, a Ferroviária voltará a campo na quinta-feira, 31 de janeiro, às 21 horas, contra o Ituano na Fonte Luminosa, em Araraquara.
Redação

Sair da versão mobile