De acordo com levantamento da Prefeitura, 47 Centros de Educação e Recreação (CERs) possuem microondas e geladeira para alimentação de servidores. Seis unidades ainda não têm espaços adaptados e uma não possui geladeira. Os dados foram fornecidos em resposta ao Requerimento nº 1216/2025, de autoria do vereador Rafael de Angeli (Republicanos).
O documento, que trata da disponibilização de estrutura para alimentação de colaboradores, foi motivado pelo Decreto Municipal nº 13.804/2025, que determinou que os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) são destinados somente à alimentação de alunos matriculados nas unidades de ensino do Município, sendo vedado o uso para alimentação de servidores e demais colaboradores.
Segundo a Secretaria de Educação, os equipamentos para espaços de alimentação já adquiridos foram custeados com recursos do orçamento vigente, e as adaptações de espaços foram feitas utilizando divisórias. Nos CERs restantes, as adaptações não foram feitas por limitações físicas.
A construção de novos espaços, a aquisição de novos itens e demais ações para garantir condições adequadas para alimentação e descanso de profissionais da educação infantil serão previstas no Plano Plurianual (PPA) e na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, diz o documento.
“É importante que todos os profissionais da educação tenham condições dignas para se alimentar e descansar durante o trabalho. Vamos seguir acompanhando esse processo para que as unidades que ainda não foram adaptadas também recebam a estrutura necessária o quanto antes”, afirma o vereador Rafael de Angeli.