A última quinta-feira (8) foi de decisões no Estádio Luís Augusto de Oliveira, o Luisão, em São Carlos, que sediou as finais da Central League, competição regional promovida pela Liga Desportiva de São Carlos. As seleções de base de Araraquara, comandadas pelo técnico Eliel Calazans Ferreira, tiveram bom desempenho na disputa.
Na decisão do sub-12, a equipe são-carlense do Salesianos partiu pra cima e pressionou já nos primeiros minutos, demonstrando que o jogo não seria fácil para os araraquarenses da Fundesport. A pressão resultou em gols ainda no primeiro tempo, com o Salesianos abrindo 3 a 0. Após intervalo, Araraquara voltou diferente, diminuiu o placar, pressionou, mas quem marcou mais uma vez foi o Salesianos, que decretou a vitória por 4 a 1, deixando Araraquara com o vice-campeonato.
O treinador aprovou o desempenho de sua equipe. “A equipe sub-12 é muito técnica, ainda precisa se desenvolver na parte física, mas é natural, já que a maioria dos atletas da categoria fazem aniversário no segundo semestre. Isso faz uma diferença em relação ao desempenho físico, mas no geral foi uma boa competição da equipe sub-12, que foi crescendo jogo a jogo, foi competindo em um nível bom e conseguimos chegar na final”, analisou.
Já pelo sub-14, as equipes de Araraquara e do Guarani de Matão economizaram nos gols na final. Em jogo muito bem disputado, os dois times buscavam os melhores caminhos para chegar ao gol, mas a rede não quis balançar no tempo normal e a decisão foi para os pênaltis. Nas penalidades, Araraquara ficou com o título ao vencer por 4 a 3.
Eliel comemorou a façanha dos seus comandados. “É uma equipe que foi evoluindo durante a competição. Eu vejo a geração 2009 crescendo desde o ano passado, jogando as competições e neste ano se consagrando campeã da categoria sub-14. Agora, para os próximos meses, teremos outra competição, que é a Copa Ouro. E por ter vencido a Central League, em janeiro temos a vaga garantida na Sanca Cup, que é uma das maiores competições de base do estado de São Paulo”, explicou.
Araraquara ficou de fora apenas da categoria sub-16, após ser eliminada na semifinal para Ibaté. Nessa categoria, o título ficou com o Salesianos de São Carlos, que venceu Ibaté nos pênaltis, após um empate sem gols no tempo regulamentar. “Disputamos a competição com vários atletas abaixo da idade. A idade limite era para atletas nascidos em 2007 e tivemos atletas nascidos em 2008 e 2009. Por ser abaixo da idade, com atletas mais novos, avalio que o desempenho da equipe foi bom. Nas semifinais, o time lutou até o final para sair o gol que levaria a decisão para os pênaltis, mas no final não conseguiu esse gol. Acredito que a equipe tem uma boa perspectiva para as próximas competições, porque esses atletas sentiram a experiência de jogar uma categoria acima e quando jogarem na própria categoria têm tudo para desempenhar bem”, concluiu Eliel.