Início Araraquara Sem a presença de Sponton, Câmara tem votação unânime pela cassação no...

Sem a presença de Sponton, Câmara tem votação unânime pela cassação no caso da ‘rachadinha’

Defesa deixou o caso de Emanoel Sponton (PP) no dia da votação que cassou seu mandato com os votos dos 16 vereadores presentes

Por José Augusto Chrispim

Em uma sessão extraordinária tensa como já era esperado, o mandato do vereador Emanoel Sponton (Progressistas) foi cassado, na manhã desta segunda-feira (18), por unanimidade. O vereador faltou à sessão, assim como sua defesa que anunciou a saída do caso no início da manhã.

Com falas contundentes dos vereadores tanto da base como da oposição, a sessão foi acompanhada pelo público que lotou as dependências do plenário da Câmara Municipal de Araraquara e se manifestou em vários momentos, inclusive, pedindo a renúncia do presidente da Câmara, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos).

Os 16 vereadores presentes votaram pela cassação de Emanoel Sponton devido ao volume de provas acumuladas durante o processo desenvolvido pelo Conselho de Ética e, também pelo fato de o vereador ter assumido a prática criminosa no Ministério Público, onde acabou fazendo um acordo de devolução dos valores desviados dos vencimentos de seus ex-assessores.

O parlamentar da base do governo Lapena é acusado da prática de rachadinha e de ter movimentado R$ 65 mil através do desvio de parte dos salários de seus assessores parlamentares desde 2021.

A sessão

Com alguns minutos de atraso, a sessão foi iniciada com a fala do vereador Cristiano da Silva (PL) que leu o relatório da Comissão Processante favorável à cassação de Sponton. Na sequência, todos os vereadores presentes puderam falar por 15 minutos para justificar os seus votos.

Ao final, os 16 vereadores presentes declararam seus votos pela cassação de Emanoel Sponton.

Sair da versão mobile