Início Destaque Servidores são capacitados para aplicar teste rápido de doenças em presos

Servidores são capacitados para aplicar teste rápido de doenças em presos

Servidores da Secretaria da Administração Penitenciaria (SAP) participaram de um treinamento para aplicar o teste rápido por punção digital (na ponta do dedo) em reeducandos que cumprem pena nas unidades prisionais subordinadas à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) do Estado. O procedimento será usado para detecção de HIV, sífilis e Hepatites Virais. Ao todo, 61 funcionários com formação técnica e superior na área da saúde fizeram o curso, ministrado na sede administrativa da CRN no último dia 27 de junho.

Segundo a diretora do Centro Regional de Saúde da Coordenadoria, Aparecida Kalinsqui, o treinamento busca oferecer subsídios aos servidores para aperfeiçoamento dos métodos de atendimento, identificação e tratamento das doenças nos pacientes.

“A capacitação é importante para que os profissionais de saúde saibam conduzir os trabalhos com os pacientes privados de liberdade desde a abordagem, na oferta dos testes, no acolhimento e aconselhamento, na execução, na agilidade do diagnóstico para o tratamento precoce e seguimento com os cuidados necessários”, destaca a diretora.

Demonstrativo e prático
Com duração de oito horas, incluindo aulas audiovisuais, exercícios demonstrativos e práticos, o treinamento foi ministrado pelos profissionais capacitados como multiplicadores: enfermeira da Prefeitura Municipal de Pirajuí Evandra Cristina Zarbin; psicólogo Júlio Cesar Carvalho e enfermeira Luciana Rodrigues Ferreira, ambos servidores da Penitenciária I de Serra Azul.

O curso é uma iniciativa da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), organizado pela diretora do Centro Regional de Saúde da População Prisional Noroeste (CRASPP), em parceria com o Centro de Referência e Treinamento (CRT) de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Escola de Administração Penitenciária (EAP) “Dr. Luiz Camargo Wolfmann”.

Redação

Sair da versão mobile