Na contagem regressiva para as férias de julho, muito além de atender quem busca opções acessíveis de lazer e esportes, o Sesc São Paulo segue mantendo abertas as portas de suas unidades com o compromisso de promover o acesso ao universo das artes e da cultura apresentando, de forma gratuita, democrática e inclusiva, uma programação diversa capaz de atrair visitantes de todas as idades.
Em cartaz no Sesc Araraquara até 14/12, a mostra “Retratistas do Morro” constrói e revisita a história recente das imagens brasileiras a partir do olhar dos fotógrafos João Mendes e Afonso Pimenta, que registraram o cotidiano no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG). Este projeto resulta do processo de preservação, conservação, pesquisa, curadoria e restauração digital do acervo de Mendes e Pimenta, que atuaram como observadores da vida naquela que é hoje considerada a segunda maior favela do Brasil. Para além da técnica das artes visuais, por meio da fotografia a exposição possibilita diversas discussões no campo dos estudos humanos, como questões de identidade, pertencimento e imagem.
Atualmente o Sesc São Paulo possui 13 exposições realizadas em 12 Unidades da capital paulista, do Grande ABC e do interior do estado, propondo um roteiro diversificado e reafirmando o papel da instituição como agente difusor de cultura e de formação crítica ao estimular reflexões sobre temáticas como memória, ancestralidade, identidade, ecologia e pertencimento por meio de projetos expositivos que oferecem experiências imersivas para todos os públicos, com acessibilidade e caráter educativo, aspectos assegurados, ao longo de 2024, para cerca de 1,4 milhão de visitantes.
Exposição Retratistas do Morro / Sesc Araraquara
Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha, Araraquara, SP.
Até 14/12. Terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. Espaço de Exposições. Acesso livre. Acessibilidade: Videolibras.