Início Esporte Sesc exibe documentário que fala da história do vôlei em Araraquara

Sesc exibe documentário que fala da história do vôlei em Araraquara

Nesta semana entra em cartaz no cinema do Sesc Araraquara o filme Morada do Vôlei – mais que um esporte, uma paixão (2019). A primeira sessão será nesta terça-feira (20), às 20 horas, e será seguida de bate-papo com diretor Fernando Mori. A reapresentação será no domingo (25), às 14h.

Com depoimentos emocionantes e imagens inéditas, o documentário é a primeira produção que fala sobre a modalidade em Araraquara. O intuito é recuperar a história do voleibol na cidade, desde o seu início, nos anos 1950 e 1960, passando pelos Jogos da Primavera, competição criada em 1962 que, ao longo dos anos, atraiu milhares de pessoas. Os jogos fizeram de Araraquara a “Capital do Vôlei no Interior”, com a participação de mais de 3 mil atletas de diversas escolas da cidade e da região por edição. A história caminha até a inédita conquista de uma vaga na elite do vôlei paulista e nacional, em 1993.

O vôlei revelou talentos e formou cidadãos: o legado dos Jogos da Primavera, em Araraquara, é o tema de “Morada do Vôlei – Mais que um esporte, uma paixão”. A competição foi idealizada em 1962, pelos professores de educação física Eulália Schiavon e Horácio Serafim, que seguiram à frente do projeto até 1973, quando passaram a direção dos jogos para Urias Braga da Costa, um líder esportivo apaixonado pelo vôlei. Os jogos fizeram de Araraquara a “Capital do Vôlei no Interior”, com a participação de mais de 3 mil atletas, de 10 a 17 anos, de diversas escolas da cidade e da região por edição. Durante 15 dias, Araraquara, sob a atmosfera da rivalidade sadia entre jogadores, professores e torcedores, respirava voleibol. Por trás desses atletas estavam dedicados e incansáveis professores, que se doavam na preparação de suas equipes para representar com dignidade a camisa de suas escolas – públicas ou privadas.

Esse esforço só poderia mesmo resultar na descoberta de muitos talentos. Um grande exemplo é Fernanda Emerick, descoberta aos 12 anos de idade no Colégio Progresso pelo professor Hélio Sene. Ela se destacou nos Jogos da Primavera e na seleção de Araraquara e chegou à seleção brasileira, com a qual disputou o Campeonato Sul-Americano, os Jogos Pan-Americanos, o Mundial e duas Olimpíadas: Moscou, em 1980, e Los Angeles, em 1984.

Após a 40ª edição, realizada em 2010, os Jogos da Primavera acabaram. E, com eles, acabaram a vibração das quadras e ginásios naqueles dias de setembro e, principalmente, o trabalho de décadas de docentes aficionados pelo voleibol. O documentário registra as passagens que a saudade não deixou o tempo apagar.

EXIBIÇÕES

Morada do Vôlei – Mais que um esporte, uma paixão
Dir. Fernando Mori
Brasil, 2019, 100 min.
Dia 20, terça, às 20h. Teatro. Classificação Livre. Grátis.
* Neste dia, a exibição será seguida de bate-papo com diretor Fernando Mori.

Dia 25, domingo, 14h. Teatro. Classificação Livre. Grátis.
Retirada de ingressos 1 hora antes do início da sessão.
Para saber mais, acesse: Site (trailer)

Redação

Sair da versão mobile