Início Araraquara Sessão Maldita e espetáculos transartísticos agitam a noite da terça-feira (26) do...

Sessão Maldita e espetáculos transartísticos agitam a noite da terça-feira (26) do FIDA

Pela manhã e à tarde haverá atividades dirigidas aos jovens da Fundação CASA, aos estudantes do Técnico em Teatro do Senac Araraquara e aos inscritos na oficina realizada na Academia Art Dance

Na terça-feira (26), além de “CO(u)RO Imaginário”, serão realizadas outras duas Ações Formativas: “Corpo Zero – Energia e presença na construção do corpo em cena”, com Luis Alonso (Cuba/Brasil), no Senac Araraquara das 9 às 12h; e “Balé Contracolonial”, com Alejandra Díaz (Paraguay), das 15 às 17h, na Art Dance Academia de Ballet. Na Fundação CASA, das 15 às 17h, os jovens contarão com a “Conversa Selvagem”, composta por Roda de Conversa e Toré, com Cacique Yradzu, Kariri Xocó (AL/SP).

A programação da noite de terça (26) conta com a apresentação dos espetáculos selecionados pelo edital transartístico: “Saída de Emergência”, no Palacete das Rosas às 19h30; “Movendo Histórias Enegrecidas”, em frente à Prefeitura às 20h30; e “Contraste”, no Palacete às 21h. Por fim, a Sessão Maldita – também no Palacete, às 21h30 – apresenta o espetáculo “Devorar”, com Ireno Júnior (PI).

A 23ª edição do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara, entre os dias 22 e 30 de setembro, apresenta o tema “Dançar sonhos manifestos”, em uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio: Unesp, Sesc Araraquara, Senac Araraquara, Prefeitura de Matão, Casa Pipa, UFBA – Universidade Federal da Bahia, Novo Hotel Municipal e Amigos da Arte. O evento é realizado com apoio institucional da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da APAA.

O festival apresenta programação gratuita com atividades que focam em ações formativas, espetáculos locais, espetáculos nacionais e internacionais, com a curadoria compartilhada entre Ailton Krenak – liderança indígena, escritor, pensador e membro da Academia Mineira de Letras – e a artista-docente Gilsamara Moura – atual vice-diretora da escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Para as inscrições gratuitas nas oficinas é necessário o preenchimento do formulário online: https://bit.ly/fida-2023 ; enquanto que para os espetáculos os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação. Mais informações: www.araraquara.sp.gov.br/fida e redes sociais FIDA (instagram.com/fidaararaquara e facebook.com/FIDAARARAQUARA ).

SERVIÇO:

FIDA 2023 – Festival Internacional de Dança de Araraquara

Data: 26 de setembro (terça-feira)

·         Programação:

9h30 às 11h30: Ações Formativas: “CO(u)RO Imaginário”, com Ireno Júnior (PI)

Local: EMD

– A oficina abordará, por meio de experimentações individuais e coletivas em dança, estratégias compositivas de ativação corporal que fazem parte do repertório de criações de Ireno Júnior, passando pelas seguintes ações: dançar como quem fabula a própria existência, perceber as materialidades que compõem nosso mover, dançar como quem luta e movendo os mundos. A ação formativa também abordará a potencialidade da dança na construção de imaginários que podem ressoar nos movimentos dançados.

– Ireno Júnior: artista da Dança, tem atuado no fazer artístico como pessoa diretora, curadora, coreógrafa, bailarina, produtora e dramaturgista em dança. Atualmente, faz doutorado em Dança na UFBA, onde fez mestrado e especialização em Dança. Dirige e faz a curadoria do Turbulência Encontros de Danças. Coordena de forma colaborativa dois projetos piauienses: Danças Que Temos Feito e Congresso FORMA. Atualmente, é pessoa docente e coordenadora do curso de qualificação profissional da Escola Estadual de Dança – Lenir Argento. Foi pessoa professora substituta da UESPI. É pessoa diretora e criadora de espetáculos que foram dançados em diferentes espaços e festivais do Piauí e em outros estados, tais como: Guiança (2022), Valentar (2021), Braços Pra Que Te Quero (2018), Eólico desdobrado (2017). Tem pesquisado sobre a “vulnerabilidade como jeito de fazer em dança” e “Estudos Queer em corpos que dançam”, e suas criações problematizam os assombros no/do corpo (assunto que vem desenvolvendo no doutorado em Dança).

– Público pretendido: Jovens a partir de 15 anos e demais pessoas interessadas pela dança. 20 vagas.

* Inscrições: Gratuita, através do preenchimento do formulário online: https://bit.ly/fida-2023

9 às 12h: Ações Formativas: “Corpo Zero – Energia e presença na construção do corpo em cena”, com Luis Alonso-Aude (Cuba/Brasil)

Local: Senac Araraquara

– Desenvolver um trabalho centrado na energia e na presença, em treinamentos que acessam chaves no corpo de atrizes, atores, dançarinos e performers, ativando o pensamento criativo a partir do próprio corpo. Pensar com a energia, com o corpo e com as ações, acessando o Corpo Zero, local oculto que nos conecta à energia primordial, energia que é pensamento. Cada corpo humano em vida é um território preenchido de uma potência energética e impressões que conformam memórias. Ativar estas energias, dançar com elas relacionadas com estas memórias, é um trajeto a ser percorrido nesta oficina.

– Luis Alonso-Aude: formado pela Escola Nacional de Artes e cursou no Instituto Superior de Artes de Havana, Cuba; formado em Letras pela UNEB. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA e Doutorando no mesmo programa. Diretor do grupo Oco Teatro Laboratório, do Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia, organiza o Colóquio Internacional de Artes Cênicas da Bahia, editor da Revista Boca de Cena e organiza o Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste. Membro permanente do grupo multicultural de pesquisa teatral Ponte dos Ventos, dirigido por Iben Nagel Rasmussen, atriz do Odin Teatret.

* Inscrições: Gratuita, exclusiva para os estudantes do Técnico em Teatro do Senac Araraquara

15 às 17h: Balé Contracolonial”, com Alejandra Díaz (Paraguay)

Local: Art Dance Academia de Ballet

– As aulas com a Professora Alejandra Díaz Lanz (Maestra ALEDL) são centradas na consciencialização do trabalho orgânico, aplicando os fundamentos da técnica do Ballet Clássico e as leis do movimento aos diferentes corpos de acordo com as possibilidades físicas de cada um, de forma a encontrar “le placement”, equilíbrio, pontos de apoio, transferência de peso, coordenação, ritmo, dinâmica, respiração, gestão do esforço muscular, sensações, fluidez e prazer do movimento na busca de um movimento harmonioso.

– Alejandra Díaz: Coreógrafa-Dançarina-Professora-Curadora-Pesquisadora-Gestora-Cultural-Independente. Artista de dança, paraguaio-argentino, formada na Argentina, aperfeiçoado na França, EUA, Brasil e Paraguai, onde reside desde 1985. Tem produzido e promovido iniciativas de formação cultural, criações multidisciplinares independentes, intercâmbio cultural, colabora na cogestão em redes e plataformas, compilação histórica e cooperação internacional, especialmente no que se refere à dança. Fundadora – Diretora Artística da Associação Cultural “Crear en Libertad” e 21 edições do Encontro Internacional de Dança e Artes Contemporâneas.

Público pretendido: Pessoas com experiência em balé nível intermediário ou avançado.

Inscrições: Gratuita, através do preenchimento do formulário online: https://bit.ly/fida-2023

15 às 17h: “Conversa Selvagem”, com Cacique Yradzù Kariri Xocó, Kayé Kariri Xocó, Awyran Kariri Xocó, Aratamã Kariri Xocó e jovens

Local: Fundação CASA

Nesta tarde de Conversa Selvagem os parentes Kariri Xocó buscam delinear o encontro dedicado para a apresentação da cultura originária e os elementos que consideram importantes de partilha e reflexão sobre esperança, força, resistência e sonhos. Os jovens serão convidados a participar do ritual Toré. 

Esta conversa é exclusiva para os jovens da Fundação CASA.

19h30: espetáculo “Saída de Emergência” (Edital Transartístico – Mostra de Jovens Artistas de Araraquara)

Local: Palacete das Rosas

Em um processo de autoconhecimento e de estabelecer relações, busca-se reaprender a dançar no sentido daquilo que é proposto no poema “Saída de Emergência”, de Gabrielle Ulisses, e na visão de Ailton Krenak, que defende a vida como uma dança cósmica. A performance explora a necessidade imediata de exercitar o distanciamento filosófico e percorre por questionamentos acerca do colapso ambiental, que tem se intensificado severamente nos últimos anos. Assim, ao buscar conexões com a essência humana e com a natureza, será possível considerar o impacto das próprias escolhas. Junto a isso, a tecnologia, como ferramenta de desenvolvimento, facilitou a comunicação do grupo, ao mesmo tempo em que se agregou e influenciou o fazer artístico.

Ficha técnica:

Direção geral: Ellyn Lago Paulino, Gabrielle Ulisses, Rian Santos e Vitória Jovino

Direção artística e coreográfica: Ellyn Lago Paulino, Gabrielle Ulisses e Vitória Jovino

Direção cênica: Rian Santos

Intérpretes-criadores: Ellyn Lago Paulino, Gabrielle Ulisses e Vitória Jovino Captação e edição de imagens: Ellyn Lago Paulino, Gabrielle Ulisses, Rian Santos e Vitória Jovino

Trilha sonora: Rian Santos

Iluminação: Rian Santos

Autora do poema: Gabrielle Ulisses

Foto: Inaiá Braghini

Classificação indicativa: livre

Duração: 20 minutos

20h30: Espetáculo “Movendo histórias enegrecidas” (Edital Transartístico – Mostra de Jovens Artistas de Araraquara)

Local: Prefeitura Municipal de Araraquara

Corpos que escrevem de si e de outros, escrevem sobre ancestralidade, presença e resistência. Denunciam, acusam e curam-se de suas feridas. Corpos que se acolhem, se desencontram na correria, mas se encontram nas dores, nas lutas, na força.

Ficha técnica:

Intérpretes/coreógrafos: Camilla Sant’ Ana & João Pedro Ferreira

Figurino: Camilla Sant’ Ana & João Pedro Ferreira

Apoio técnico (trilha sonora e iluminação): João Pedro Ferreira

Classificação indicativa: livre

Duração: 20 minutos

21h: Espetáculo “Contraste – manifesto contra as adversidades” (Edital Transartístico – Mostra de Jovens Artistas de Araraquara)

Local: Palacete das Rosas

A performance irá trazer inquietações e reflexões sobre questões raciais perante as desigualdades escancaradas em nossa sociedade, destacando os contrastes que são suscetíveis de comparações entre sonhos e realidade, levando ao público a necessidade de uma maior valorização em projetos sociais que tem se mostrado como poderosas ferramentas para promover oportunidade de mudança, ajudando a revelar o potencial artístico que possibilita a exploração de novos caminhos.

Ficha técnica:

Bailarina e Diretora Artística: Mirelle Francisco

Bailarino e Poeta: Matheus Silva

Composição Coreográfica: Bianca Silvério

Editor de Áudio: Maurício Pires Barbosa

Classificação Indicativa: Livre

Duração: 20 minutos

22h: Sessão Maldita – Cena Insolente | Espetáculo – “Devorar” com Ireno Junior/ DQTF (PI)

Local: Palacete das Rosas

“Devorar” é um solo em processo de Ireno Júnior (PI) que vem sendo construído dentro da Plataforma de Criação, Produção e Formação Dqtf (Danças Que Temos Feito). O trabalho propõe uma investigação cênica, em dança, pautada na necessidade de ser devorada pela dança em cena. A construção coreográfica se configura como uma espécie de co(u)ro imaginário que faz a materialidade corpórea ser movimento de vida e morte pelo tempoespaço, na intenção de ser agitada enquanto fruta tropical, enquanto ato devorativo das assombridades que impregnam no couro, assim como pela ação de degustar-beber-devorar-mastigar-lamber-engolir… o mundo na própria carne.  

Ficha técnica:

Concepção, direção, coreografia, dramaturgia e dança: Ireno Júnior

Olhar externo: Samuel Alvís

Produção: Dqtf (Danças Que Temos Feito)

Apoio: Escola Estadual de Dança Lenir Argento

Classificação indicativa: 16 anos

Duração: 50 minutos

SERVIÇO:

FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara 2023

Data: 26 de setembro (terça-feira)

Programação:

9h30 às 11h30: Ações Formativas: “CO(u)RO Imaginário”, com Ireno Júnior (PI)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier

9 às 12h: Ações Formativas: “Corpo Zero – Energia e presença na construção do corpo em cena”, com Luis Alonso-Aude (Cuba/Brasil)

Local: Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)

15 às 17h: Balé Contracolonial”, com Alejandra Díaz (Paraguay)

Local: Art Dance Academia de Ballet (Rua Gonçalves Dias, 43)

15 às 17h: “Conversa Selvagem”, com Cacique Yradzù Kariri Xocó, Kayé Kariri Xocó, Awyran Kariri Xocó, Aratamã Kariri Xocó e jovens

Local: Fundação CASA

* Atividade exclusiva para os jovens da Fundação CASA

19h30: espetáculo “Saída de Emergência” (Edital Transartístico – Mostra de Jovens Artistas de Araraquara)

Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

20h30: Espetáculo “Movendo histórias enegrecidas” (Edital Transartístico – Mostra de Jovens Artistas de Araraquara)

Local: Prefeitura Municipal de Araraquara (Rua São Bento, 840 – Centro)

21h: Espetáculo “Contraste – manifesto contra as adversidades” (Edital Transartístico – Mostra de Jovens Artistas de Araraquara)

Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

22h: Sessão Maldita – Cena Insolente – Espetáculo “Devorar” com Ireno Junior/ DQTF (PI)

Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

Grátis

Redação

Sair da versão mobile