Início Araraquara ‘Setembro Amarelo’ reunirá população e profissionais da saúde em roda de conversa no...

‘Setembro Amarelo’ reunirá população e profissionais da saúde em roda de conversa no dia 29 de setembro

Com o tema “Falar é a melhor solução”, o encontro será realizado no auditório da Biblioteca Municipal, às 18h30

Como parte da programação do “Setembro Amarelo”, campanha realizada durante o mês que é dedicado à prevenção do suicídio, a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através das unidades de Saúde Mental, agendou para o próximo dia 29 de setembro, às 18h30, na Biblioteca Municipal, roda de conversa aberta a toda população.

O ‘Setembro Amarelo’ é uma iniciativa que teve início no Brasil em 2015, resultado de um trabalho entre o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

De acordo com Misael Henrique Emílio, coordenador de Assistência Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, a roda de conversa terá como tema “Falar é a melhor solução” e reunirá profissionais da saúde e a população em geral interessada.

O evento integra a agenda desenvolvida no decorrer do mês.  As equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) estão visitando unidades de saúde para promover roda de conversa com capacitação aos profissionais. O Espaço Crescer Infanto Juvenil também percorre escolas para palestras e rodas de conversa com alunos do ensino fundamental. A conscientização também inclui os centros de referência municipais, a Casa Abrigo, a Casa de Acolhida, a Penitenciária, a Fundação Casa, entre outros locais.

Os serviços especializados em saúde mental da Prefeitura são o CAPS-II (Saúde Mental), o CAPS-AD (Álcool e Drogas) e o Espaço Crescer (crianças e adolescentes até 17 anos, 11 meses e 29 dias). O atendimento pode ser feito diretamente, por telefone (veja números e endereços ao fim do texto) ou por encaminhamento das UPAs e das unidades de saúde. E também há o atendimento ambulatorial no CRASMA-A (Centro de Referência de Saúde Mental do Adulto), mas este é feito mediante encaminhamento da rede básica de saúde.

Quem estiver precisando de ajuda também pode procurar os postos de saúde dos bairros ou, em caso de final de semana, qualquer uma das UPAs, que funcionam 24 horas por dia.

O trabalho de prevenção do suicídio é realizado durante todo o ano, mas passa por intensificação em setembro.

SERVIÇO ESPECIALIZADO EM SAÚDE MENTAL – TELEFONES E ENDEREÇOS

– Espaço Crescer Infanto Juvenil (crianças e adolescentes)
Telefone: 3331-5255
Endereço: Avenida Padre Francisco Salles Colturato, nº 925, São Geraldo

– CAPS-II (Saúde Mental)
Telefone: 3324-7266
Endereço: Avenida José Ziliolli, nº 491, Jardim das Roseiras

– CAPS-AD (Álcool e Drogas)
Telefone: 3322-3329
Endereço: Avenida Professor Sebastião de Almeida Machado, nº 493, Santa Angelina

– CRASMA-A (Centro de Referência de Saúde Mental do Adulto) – atendimento ambulatorial mediante encaminhamento da rede básica de saúde
Telefone: 3322-9192
Endereço: Rua Alfredo Coelho de Oliveira, nº 44, Carmo

Redação

Sair da versão mobile