Início Araraquara Shows, brincadeiras e homenagens a trabalhadores marcam festa do 1º de Maio  

Shows, brincadeiras e homenagens a trabalhadores marcam festa do 1º de Maio  

Famílias aproveitaram o feriado do Dia do Trabalhador com atrações culturais e esportivas na praça Scalamandré Sobrinho; população teve ônibus gratuito

Muito lazer e entretenimento para toda a família marcou a festa do Dia do Trabalhador, no feriado de 1º de maio, na Praça Scalamandré Sobrinho. Com ônibus gratuito o dia todo, o evento foi realizado pela Prefeitura de Araraquara, em parceria com as centrais sindicais.

Um dia de muita festa, mas também de reflexões por uma sociedade mais justa e mais humana. Além de lazer e shows musicais, com destaque para o cantor Chico no encerramento, o evento teve um ato político com a participação de autoridades e sindicalistas.

Para as crianças, muito esporte com os monitores das Escolinhas de Esportes e diversão nos brinquedos infláveis, com pipoca e algodão doce. O público também aproveitou o espaço de alimentação, organizado com ambulantes, que aprovaram o movimento.

Um bom público que prestigiou os shows dos Pratas da Casa durante toda a tarde. Se apresentaram Lucy e os Astronautas (rock nacional), Matte Rap (Hip Hop), Nayara Inorro (sertanejo), Samba do Mestre Irá (samba e MPB) e Tocaya (música eletrônica/ DJ).

Já no início da noite, foi realizado um ato com pronunciamento de autoridades e lideranças políticas, entre eles a deputada Thainara Faria (PT) e sindicalistas, tendo como o momento mais emocionante duas homenagens prestadas a dois trabalhadores – de expressão local e nacional – que foram vítimas da Covid-19. A Lei Ordinária nº 9243, de 25 de abril de 2018, dispõe sobre a homenagem a trabalhadores a ser realizada, anualmente, nas festividades do Dia do Trabalhador

Foram homenageados o servidor municipal João Aparecido Duarte, que atuou como Técnico em Enfermagem no Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e que perdeu a vida em decorrência da Covid-19 em 11 de agosto de 2020, e também o diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Antônio de Almeida Junior, que faleceu em 21 de outubro de 2021, também acometido pela Covid-19.

O prefeito Edinho agradeceu a presença de todos os dirigentes sindicais e das famílias dos homenageados.

“Ainda estamos longe daquilo que queremos como sociedade. Temos lutado todos os dias, para que a gente possa avançar e precisamos continuar lutando e trabalhando. Muito ainda precisa ser feito, quero pedir apoio e retaguarda de vocês para que a gente possa continuar trabalhando. O primeiro de maio é dia de celebrarmos grandes vitórias, mas é o dia também para que a gente entenda que ainda tem muita luta pela frente e eu nós temos que continuar unidos, buscando o que nós queremos, que é uma sociedade sem preconceito, sem homofobia, sem racismo, sem machismo, sem todas as formas de preconceito, vencendo o ódio, a intolerância.

As famílias dos dois homenageados subiram ao palco para receberem as placas das mãos do prefeito Edinho e descerrar a placa de homenagem que ficará na Praça Scalamandré Sobrinho. 

Encerrando o Dia do Trabalhador, o cantor Chico César e sua banda animaram o público com seus grandes sucessos. 

Redação

Sair da versão mobile