Os vereadores araraquarenses da bancada do PSDB encaminharam um documento direcionado à Prefeitura, à Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública e ao Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), pedindo informações referentes ao Parque do Basalto, situado entre os bairros Jardim Pinheiros e Parque São Paulo.
Com uma área estimada em 65 mil m² e rico em biodiversidade, o local se encontra em estado de abandono desde o fim do contrato de concessão para Universidade de Araraquara (Uniara), que administrou o parque até junho de 2018, quando voltou a ser responsabilidade da Prefeitura.
A população se mostra preocupada com a situação do abandono do espaço, incluindo a lanchonete, que deveria servir para lazer e atividades esportivas. Há relatos de que o Basalto está sendo utilizado por usuários de drogas que invadem o local.
Os parlamentares questionam o Executivo sobre a existência de um programa para a recuperação do local e se alguma instituição de ensino ou ONG se propôs a administrá-lo. A bancada também indaga se a Guarda Civil Municipal ou alguma empresa terceirizada atuam no parque, visando a melhorias na segurança.
A bancada do PSDB aguarda as respostas requeridas.