Início Destaque STF barra lei que proíbe uso de fogos de artifício sonoros na...

STF barra lei que proíbe uso de fogos de artifício sonoros na cidade de São Paulo

Da Redação

 

Nesta segunda-feira (1), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão da lei que determina o fim do uso de fogos de artifício ruidosos na cidade de São Paulo. Expectativa da Assobrapi (Associação Brasileira de Pirotecnia) é que sanção chegue a todas as cidades do Estado que possuem regulação semelhante, incluindo Araraquara. Na avaliação do ministro do Supremo, a lei municipal não pode impor restrições maiores do que a legislação federal.

De acordo com Moraes, as leis municipais podem e devem atuar em prol da população, mas deve seguir uma hierarquia, e a legislação federal, nesse caso, deve sobrepor. A ação argumentou ainda que a lei terá grande impacto negativo para a indústria de artigos pirotécnicos.

E em Araraquara?

No dia 5 de fevereiro, em sessão na câmara de vereadores, foi aprovado por unanimidade o projeto de lei que dava fim ao uso de fogos ruidosos na cidade. A proposta foi apresentada pela vereadora Juliana Damus (Progressistas) e contou com o apoio de todos os parlamentares e também de várias ONG’s da cidade que cuidam de animais.

Na cidade, inclusive, já havia uma lei que proibia a perturbação do sossego público com ruídos julgados excessivos pelos órgãos competentes. No entanto, a mesma legislação permitia a soltura de fogos com estampido em determinadas ocasiões.

Redação

Sair da versão mobile