Início Araraquara Taxa de ocupação de leitos da UTI para Covid-19 na Santa...

Taxa de ocupação de leitos da UTI para Covid-19 na Santa Casa continua em 100%

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta segunda-feira (24), para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê inicia a semana atenta à evolução do novo Coronavírus na cidade, acompanhando dados sobre o aumento dos casos e sobre a capacidade hospitalar.

Até que se observe melhora no quadro geral, o Comitê mantém todas as deliberações que constam no decreto municipal.

Dessa forma, por hora, continuam suspensas as avaliações de solicitação de atividades coletivas e também de ampliação das medidas de flexibilização nos estabelecimentos comerciais e de serviços que estão em funcionamento.

O momento é crítico e requer prudência e responsabilidade de todos. As análises a respeito da evolução da doença continuam sendo realizadas para nortear as decisões do Comitê. O município se preparou para o enfrentamento do novo Coronavírus, mas precisa da participação da população para que a transmissão da doença diminua e vidas sejam salvas.

Vale lembrar também que, por conta do frio, as equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social continuam nas ruas, com o trabalho de abordagem social de pessoas em situação de rua intensificado. Essa população é de extrema vulnerabilidade e de alto risco de contaminação pelo novo Coronavírus.

Diante da queda acentuada das temperaturas, as equipes da assistência estão abordando as pessoas em situação de rua e chamando para os serviços de acolhimento. Para os que se recusam, estão sendo distribuídos cobertores e roupas de frio.

O Comitê pede a colaboração da população, para que entre em contato com o SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social), caso encontre uma pessoa em situação de rua. As equipes irão até o local para abordar a pessoa e oferecer acolhimento. A Central de Atendimento do SEAS funciona 24 horas por dia, inclusive fins de semana e feriados, pelo telefone (16) 3336-7510.

Situação epidemiológica

Araraquara possui hoje, segunda-feira, dia 24 de agosto, 2.901 casos confirmados de Covid-19. Do total de confirmados, 274 permanecem em quarentena e 2.600 já saíram. Aguardam resultado de exames 284 amostras.

Hoje, 52 pacientes estão internados. Destes, 33 estão em enfermaria – 5 suspeitos e 28 casos confirmados. E 19 pacientes estão internados em UTI – 6 suspeitos e 13 confirmados. Do total de 52 internados, 38 são moradores de Araraquara e 14 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 34% de leitos de enfermaria e 34% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 80% na enfermaria e 100% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos na UTI é de 100% e na enfermaria é de 100%. O Hospital de Campanha tem hoje 12 pacientes na enfermaria.

Foram notificados, até o momento, 27 óbitos decorrentes de Coronavírus. O último óbito registrado é de um homem de 71 anos, com comorbidades, que estava internado e faleceu ontem.

Todo os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no facebook, chamada Município de Araraquara. O internauta deve curtir e seguir essas novas páginas.

 

 

 

Redação

Sair da versão mobile