Início Araraquara TCESP divulgará dados inéditos sobre reprovações de contas das Prefeituras na região...

TCESP divulgará dados inéditos sobre reprovações de contas das Prefeituras na região de Araraquara

Os dados completos, bem como a exposição dos principais motivos que ensejaram a emissão dos pareceres desfavoráveis por parte do Tribunal, serão apresentados nesta sexta-feira (25), em Araraquara

Com uma população estimada em 2.796.597 pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021, e um orçamento aproximado de R$ 11,3 bilhões, as contas municipais das regiões de Araraquara e Araras apresentaram uma tendência pela desaprovação por parte do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

Em 2017, 54 Prefeituras tiveram pareceres favoráveis à aprovação das contas e 9 desfavoráveis. Dois anos depois, em 2019, apenas 51 Prefeituras receberam a aprovação da Corte, ao passo que o julgamento pela reprovação saltou para 12 administrações.

O levantamento é resultado de um estudo comparativo inédito feito pela Corte de Contas paulista entre 63 municípios das regiões de Araraquara e Araras. Os dados completos, bem como a exposição dos principais motivos que ensejaram a emissão dos pareceres desfavoráveis por parte do Tribunal, serão apresentados na sexta-feira (25/3), às 10h00, em Araraquara, durante a segunda reunião do ‘26º Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais’, que é promovido, anualmente, pelo TCESP.

O encontro tem o objetivo de orientar gestores públicos e lideranças regionais sobre boas práticas administrativas no sentido de promover melhorias nas gestões municipais. Durante a reunião, serão abordados temas relativos às áreas de Controle Interno, Terceiro Setor, Transparência e Acesso à Informação, entre outros.

Ao longo de 2022, serão realizados dez encontros abrangendo o interior e o litoral do Estado de SP. A íntegra do calendário – com locais, datas e municípios que estarão representados – pode ser consultada no infosite do Ciclo de Debates (www.tce.sp.gov.br/ciclo).

Redação

Sair da versão mobile