A prefeitura de São Paulo anunciou, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes e pela São Paulo Transportes, a parceria com as bandeiras Visa, Mastercard e Elo, que possibilitará aos paulistanos e turistas pagarem a passagem de ônibus diretamente com seu cartão débito, crédito, pré-pago, celular ou qualquer outro dispositivo que possua a tecnologia de pagamento por aproximação (NFC, na sigla em inglês).
A novidade, que começou a ser disponibilizada no último sábado, é um projeto piloto com duração de três meses e funcionará em aproximadamente 200 ônibus de 12 linhas da cidade.
A novidade vai permitir economia de tempo para o consumidor, além de facilitar a vida dos turistas que visitam a cidade de São Paulo e gerar maior fluidez no embarque. De acordo com os números mais recentes do Global Destination Cities Index, são 2 milhões que visitam a capital paulista que poderão fazer uso dos próprios cartões, pois os emitidos fora do País também serão aceitos.
“Lançamos em abril o pagamento por aproximação no metrô do Rio de Janeiro. O número de transações por aproximação realizadas nas 41 estações vem crescendo quase 60% a cada mês. Isso prova que benefícios como conveniência, rapidez e segurança estão cada vez mais evidentes na vida dos cariocas e dos turistas.
Para se ter uma ideia do sucesso desse projeto, 94% das pessoas que usam a solução no transporte público, seguem usando como hábito. Tenho certeza de que em São Paulo não será diferente”, conta Fernando Teles, country manager da Visa do Brasil.
Ao ampliar as opções de pagamento no transporte público, São Paulo entra em um ranking de cidades ao lado de Nova York, Londres, Sydney e mais recentemente Miami, que trabalham para facilitar a vida de moradores e turistas, conta o presidente da Mastercard para o Brasil e Cone Sul, João Pedro Paro.
Como funciona?
Basta aproximar o cartão de crédito, débito, pré-pago ou o dispositivo móvel com a tecnologia de pagamento por aproximação em um dos validadores sinalizados para o uso da nova tecnologia. Tanto o cartão, quanto os terminais habilitados possuem o sinal de 4 ondas.
A cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura (para cartões de crédito) ou na conta corrente (para cartões de débito), sem custo adicional ou taxas. Os passageiros também podem usar os cartões Visa, Mastercard e Elo em carteiras digitais, também conhecidas como as Pays, para conseguirem realizar o pagamento por aproximação.