Nesta terça (26) chega à telona do Sesc Araraquara o comentado filme ‘Infiltrado na Klan’ (2018), indicado ao Oscar 2019 em seis categorias. À frente da produção está Spike Lee, renomado diretor e ativista, que por muitos anos foi considerado o porta-voz dos artistas negros.
O filme é estrelado por John David Washington (filho de Denzel Washington) e Adam Driver e se passa no final dos anos 70, quando o policial negro Ron Stallworth conseguiu acesso a informações da organização racista Ku Klux Klan. Tudo ocorreu sem suspeição de que ele fosse negro, comunicando-se com o grupo através de telefonemas e cartas, o que fez com que depois de meses de investigação ele se tornasse o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.
Apesar de não ter levado a estatueta, é tido como o filme do ano pelo American Film Institute e levou menção especial no prêmio ecumênico do Festival de Cannes (em que obteve o Grande Prêmio), além de ter sido o escolhido do público no Festival de Locarno (Suíça).
Outro destaque da programação é o documentário ‘Fevereiros’ (2019), que encerra a programação da Mostra Cine Brasil. O filme foi responsável por registrar a vitória da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira em 2016, que teve um enredo homenageando a cantora baiana Maria Bethânia. Além de filmar a escola e os preparativos do barracão, a produção ainda acompanhou a cantora nas festas da Nossa Senhora da Purificação, na Bahia.
As exibições são gratuitas e a retirada dos ingressos acontece uma hora antes do início da sessão.
Em cartaz no cinema do sesc
Infiltrado na Klan
Dir. Spike Lee
EUA, 2018, 136 min.14 ANOS
Dia 26, terça, às 20h.
No Teatro. Classificação 14 anos. Grátis.
Fevereiros
Dir. Marcio Debellian
Brasil, 2019, 73 min.
Dia 31, domingo, às 14h. No Teatro. Classificação Livre. Grátis.