José Augusto Chrispim
O especialista em Constelação Familiar Sistêmica, Geraldo Martelli, está comemorando o primeiro ano de atendimentos em sua clínica, a GA. Connect.Constelações, que é um Espaço Terapêutico localizado na Avenida Orestes Pieroni Gobbo, 562-D, na Vila Harmonia. O lema da clínica é “Sua dose de amor”.
Geraldo conta que Bert e sua esposa Sophie Hellinger definem a Constelação Familiar como uma ‘ampliação da consciência’, ou seja, a pessoa consegue ampliar sua capacidade de lidar com os problemas.
Um novo olhar para problemas antigos
Constelação Familiar, também chamada de Constelação Sistêmica é uma nova abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger após anos de pesquisas com famílias, empresas e organizações em várias partes do mundo, buscando o diagnóstico e solução de problemas e conflitos.
O resultado desses experimentos se transformou em um trabalho simples, direto e profundo que se baseia em um conjunto de “leis” naturais que regem o equilíbrio dos sistemas que o próprio Bert gosta de chamar de “Ordens do Amor”.
Sua contribuição mais original é o seu modelo de Constelações Familiares, baseado numa visão integral e profunda da realidade humana. A partir das Constelações Familiares, ampliou seu método de trabalho para outros sistemas, assim como as constelações empresariais, constelações organizacionais, constelações educacionais, os conflitos étnicos, etc. O conjunto de todos os tipos de constelações advindas do modelo criado por Hellinger passou a ser chamado de Constelações Familiares Sistêmicas.
Esta terapia impressiona por sua ação no nível anímico, isto é, na cura da alma, e por sua dinâmica extraordinária, em que agentes “representam” personagens familiares, “representam” profissões, “representam” empresas, “representam” imóveis, “representam” sintomas e doenças, e assim por diante.
Três princípios básicos
Geraldo Martelli recorda que a Constelação Familiar segue três princípios básicos que são: O Direito de Pertencer; a Hierarquia e o Equilíbrio.
O primeiro está ligado ao direito de pertencer à sua família, por exemplo; já o segundo diz que devemos respeitar e honrar nossos ancestrais, e por fim, o equilíbrio necessário entre o dar e o receber. “Como terapeuta Sistêmico eu honro e reverencio meu pai Lúcio Martelli e minha mãe Dulce Franco Martelli”, ressalta.
Indicações diversas
O terapeuta sistêmico ressalta que a Constelação Familiar é recomendada em casos de doenças, nas finanças, seja para indivíduos ou empresas, no Direito Sistêmico, onde o resultado é alcançado 100% quando ambas as partes estão presentes, na Pedagogia Sistêmica, quando os alunos que vão mal em suas atribuições não conseguem deslanchar no ensino, em problemas de origem e causas nos relacionamentos, no trabalho, na sexualidade, crenças limitantes, nos traumas, entre outros assuntos pertinentes à humanidade em geral.
“O importante é deixar claro que tudo soluciona-se em apenas um encontro com início, meio e fim, em apenas um trabalho da Constelação Sistêmica Familiar. Não são feitas duas sessões com o mesmo tema, sendo orientado, se for necessário, passar pelo processo somente a cada 6 meses, com esse tempo de diferença entre uma sessão e outra”, explica o terapeuta sistêmico.
Venha nos conhecer
Se você se sentir ‘chamado’ procure-nos. Marque seu horário pelo fone: (16) 982621000 e receba sua dose de amor.
Se tiver dúvidas acesse o WhatsApp ou e-mail , as questões serão prontamente respondidas. Acompanhe semanalmente a Nova coluna no Jornal O Imparcial sobre Constelação Familiar.
E-mail: geraldomartelli@gmail.com
Fone: 982621000.