Início Araraquara Terça: Carnaval na Bento e bloco de Maracatu encerram atividades do Carnaval...

Terça: Carnaval na Bento e bloco de Maracatu encerram atividades do Carnaval da Paz e Cidadania 2023

Avenida Bento de Abreu terá shows com DJ Raissa, Turma do Samba e Banda Flor de Abóbora; já o bloco “Maraca eu, Maracatu - Cultura de Tradição” faz a festa na Praça das Bandeiras

Com o tema “Morada da superação e da união. Morada da alegria”, o Carnaval da Paz e Cidadania 2023 vai chegando ao fim! A terça-feira (21) é o último dia da programação gratuita realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

Para “fechar a conta”, as atividades da terça apresentam: Carnaval na Bento e o bloco carnavalesco “Maraca eu, Maracatu – Cultura de Tradição”, com o grupo Maracatu Sementes Crioulas.

A festa começa a partir das 14h30 na Avenida Bento de Abreu, com o “Carnaval na Bento”. Um time formado por DJ Raissa Assunção, Turma do Samba e Banda Flor de Abóbora são os convidados desse último dia de folia.

DJ Raissa Assunção chega com a sua presença de palco contagiante para esquentar a festa do Carnaval na Bento. Na cena musical desde 2012, a produtora de festas e eventos – conhecida por sua atuação no movimento LGBTQIA+ de Araraquara – fará uma apresentação bastante animada para o público da Bento.

A Turma do Samba, grupo musical formado em 1999 reúne profissionalismo, criatividade e alto astral, com músicas consagradas ou composições próprias. É um show que não deixa ninguém parado! A Turma do Samba é formada por: Junior Oliveira (contrabaixo), Artur Gonçalves (bateria), Evandro Pereira (guitarra), Henrique Brandão (percussão), Adriano Lima (cavaco), Anesio Barros (rebolo), Vini Silva (pandeiro), Felipe Ame (voz) e Cleber Rangel “Carrapicho” (cavaco).

Já o Grupo Flor de Abóbora já é um “clássico” da cidade, daquelas bandas que todos gostam de ouvir e sempre acabam arriscando uns passos. Formado em 2008, a banda apresenta repertório eclético e dançante, com boa música e arranjos criativos, agradando todas as idades.

Uma das características do Flor de Abóbora é a alegria dos seus integrantes:  a animação. Tão contagiante que ativa a participação do público, que acaba influenciando até na escolha do repertório dos shows.

Depois, o último bloco escolhido por edital fecha a programação com concentração às 15h30 na Praça das Bandeiras: é o Bloco “Maraca eu, Maracatu – Cultura de Tradição”, com o seu Maracatu do Baque Virado.

O cortejo sairá da Praça das Bandeiras às 17 horas, realizando o seguinte roteiro: Rua Voluntários da Pátria, Av. Cristóvão Colombo, Rua Armando Salles de Oliveira com retorno para a Praça das Bandeiras, onde a dispersão acontece às 19 horas.

Vale destacar que o Maracatu do Baque Virado está presente no Carnaval de Araraquara desde 2016, participando de diferentes blocos e também do desfile oficial das escolas de samba da cidade. Neste ano, oficializa a presença do Maracatu no Carnaval de rua com o bloco carnavalesco “Maraca eu, Maracatu – Cultura de Tradição”, com ensaios gratuitos abertos à população entre os meses de janeiro e fevereiro, na Praça das Bandeiras.

O bloco vai para as ruas de Araraquara para saudar a energia e a força dos Caboclos, do povo indígena – verdadeiros donos da terra brasileira, em cortejo marcado por loas (músicas) de autoria do Maracatu Sementes Crioulas e também da Nação leão da Campina, de Recife-PE.

Com o tema “Morada da superação e da união. Morada da alegria”, o Carnaval da Paz e Cidadania 2023, realizado pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, vem apresentando uma programação variada e totalmente gratuita.

Vale destacar que nesta retomada do Carnaval da Paz e Cidadania, a edição 2023 está marcada por: blocos carnavalescos, shows musicais e DJs, com a festa espalhada pela cidade e arredores: Bento de Abreu, Pinheirinho, Bueno de Andrada, os “Territórios em Rede”.

A programação conta com a animação da Corte do Carnaval da Paz e Cidadania 2023, com: o Rei Momo (Maikon Lopes), a Rainha do Carnaval (Fabíola Gabriel), a Princesa do Carnaval (Bianca Mattos), a Rainha do Samba (Amanda Pereira), a Princesa do Samba (Ingrid Braz), a Rainha Trans do Carnaval (Marytssa Scharwaytssyman) e a Princesa Trans do Carnaval (Sol Gbona Saraiva).

A programação completa do Carnaval da Paz e Cidadania 2023 é totalmente gratuita e pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara.

Redação

Sair da versão mobile