Início Araraquara Território da Arte premia cinco artistas e valoriza produção local

Território da Arte premia cinco artistas e valoriza produção local

Araraquarense Liz Under recebe reconhecimento por trabalho autoral e experimental

A exposição do 22º Território da Arte de Araraquara reúne 52 artistas de várias regiões do país e pode ser visitada gratuitamente até 08 de junho no Teatro Municipal Clodoaldo Medina. Entre os selecionados, cinco artistas foram premiados e têm suas obras em destaque no saguão principal, como reconhecimento por suas contribuições ao pensamento artístico contemporâneo.

Adriana Amaral, de Ribeirão Preto, foi a vencedora do Prêmio Referência. Com uma trajetória consolidada, suas obras exploram memória, afetos e o feminino a partir de uma perspectiva íntima e sensorial.

Entre os Prêmios Destaque, está Liz Under, única artista premiada de Araraquara nesta edição. Com um trabalho que transita entre peças em assemblage, relicários em metal e trabalhos têxteis, Liz produz a partir de objetos reutilizados, como latas de bebidas coletadas em bares e madeiras de descarte, além de puxadores antigos e vidro. Sua presença entre os premiados reforça a relevância da produção artística local e posiciona Araraquara no cenário nacional da arte contemporânea.

Também receberam o Prêmio Destaque o moçambicano Gunga Guerra, radicado no Brasil, cujo trabalho traz forte crítica social e reflexões sobre migração e memória; e Vika Teixeira (RJ), que entrelaça têxteis, ficção e materialidade em uma poética radical e instigante.

O Prêmio Perspectiva Futura, voltado a novos talentos, foi concedido a Carol Pachioni, artista de Praia Grande (SP), cujo trabalho propõe reflexões sobre gênero e espaço doméstico.
A programação do Território da Arte vai além da exposição: inclui oficinas, rodas de conversa, ações educativas e visitas mediadas. Entre os destaques estão: Oficina “Cartografia dos Sentidos”, com Lilian Amaral (09/05), Vivência em grafite “Herança de Rua” (16/05), Oficina de tintas naturais com Christophe Spoto (22/05).

A programação completa pode ser conferida no Instagram oficial do evento: @territoriodaarteararaquara e da Secretaria de Cultura: @cultura.araraquara.

SERVIÇO:
Exposição de obras selecionadas e premiadas no 22º Território da Arte
Local: Teatro Municipal Clodoaldo Medina (Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)
Período: até 08 de junho
Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 17h
Programação completa: https://araraquara.sp.gov.br/22-territorio-da-arte-de-araraquara

Entrada gratuita

Sair da versão mobile