Início Cidade Território da Arte promove workshop de Arte Gestacional na Gota de Leite

Território da Arte promove workshop de Arte Gestacional na Gota de Leite

Na manhã dessa sexta-feira (31), a programação do 16º Território da Arte de Araraquara promoveu o workshop Arte Gestacional, com a artista Itaiana Battoni, na Maternidade Gota de Leite. Participaram onze gestantes atendidas na maternidade, além de funcionárias da instituição e duas doulas.

A artista desenha e pinta barrigas de gestantes, com um trabalho incrível, repleto de cores, significados e sentimentos. “Retratar a vida enquanto ainda está sendo gerada no útero é uma experiência única e muito especial, tanto para quem recebe, como para quem realiza a pintura”, comenta a artista. “O objetivo do workshop foi proporcionar uma aproximação entre equipe e gestantes através da arte, com mais empatia, conexão e relaxamento, num momento especial”.

Através de técnicas de desenho e pintura, juntamente com a imaginação da gestante, Itaiana “visualiza” o bebê, “concretizando” assim sua presença e promovendo um momento de relaxamento e conexão entre mamãe e bebê.

Itaiana Battoni dedica-se ao desenho desde 1993 e, a partir de 2005, ministra aulas de desenho artístico em Araraquara. Em 2012 se encantou pelo parto humanizado e fez uma série de desenhos sobre o tema. No ano seguinte, a pedido de uma amiga, realizou a primeira Arte Gestacional e, em 2014, pode vivenciar seu próprio parto humanizado. Apaixonada pelo universo da humanização, foi convidada a ilustrar o livro “Filhos da Primavera- Histórias de Parto”, lançado em 2015 e após essas experiências tornou-se doula.

No workshop realizado no Território da Arte, Itaiana iniciou com uma apresentação teórica sobre Arte Gestacional e, ainda, falou sobre o uso dos materiais, o processo criativo, o desenho do bebê e a transferência da pintura para o tecido. Na parte prática, realizou uma demonstração da pintura.

Além das gestantes atendidas na maternidade, o workshop possibilitou a vivência artística também para uma equipe de funcionárias e doulas que atendem gestantes. Vale destacar que esta foi a segunda participação de Itaiana na Gota, na programação do Território 2019 (a atividade também foi realizada na semana passada, com outras profissionais e gestantes).

A psicóloga e doula Naeli Simoni de Castro participou da atividade, o que já era um desejo seu antigo. “Participar do evento foi um presente coletivo para mulheres trabalhadoras da saúde e também para mães, que gestam seus bebês. Como doula e psicóloga, percebo a Arte Gestacional como uma importante ferramenta que pode proporcionar a elaboração da gestação, do bebê idealizado frente às características que permeiam o bebê real, como despedida de uma mulher que gesta para a maior transformação que possa lhe ocorrer, entre outras elaborações possibilitados ao ‘delinear o gestado/a, colorir’ e despedir para deixar chegar o novo, do outro, de si”, apontou.

Para Itaiana, foi muito gratificante realizar esse workshop na Gota. “Fiquei feliz com o resultado, as pinturas ficaram lindas! Que essa arte se multiplique através dos profissionais que trabalham na Gota e cada vez mais mulheres possam sentir esse carinho”, estimulou.

Vale destacar que a obra de Itaiana pode ser conferida na exposição “Visualidades na/para/da/com a Maternidade e Paternidade Contemporâneas”, em cartaz até o próximo dia 08 na Biblioteca Municipal Mario de Andrade. A exposição retrata a visão de quarto artistas contemporâneos sob o viés do olhar sobre suas obras antes e depois de terem a experiência com a chegada de suas filhas e filhos. Os artistas apresentam produções de períodos anteriores e/ou posteriores à maternidade e paternidade, oportunizando reflexões de como a visualidade transformou-se após o nascimento dos filhos. Além de Itaiana, a exposição conta com obras de Rodrigo Bueno, Lucas Tannuri e Lívia Martucci.

Com o tema “Conexões Possíveis”, o 16º Território da Arte de Araraquara vem sendo realizado fundamentando em alguns ciclos de vida, de criação e de oportunidades, envolvendo conexões possíveis entre a visualidade e suas relações com: a primeiríssima infância até a terceira idade, as técnicas tradicionais até as mais digitalizadas e os espaços públicos até o mercado das artes. A programação é totalmente gratuita e pode ser acompanhada no site da Prefeitura de Araraquara ou pelo evento criado no Facebook (XVI Território da Arte de Araraquara).

Redação

Sair da versão mobile