Início Destaque Time de São Carlos monta ‘seleção’ com garotos da região

Time de São Carlos monta ‘seleção’ com garotos da região

Carlos André de Souza

 

Araraquara sempre foi conhecida por revelar talentos para o futebol e uma nova safra de garotos vem despontando nos campos da cidade. A Ferroviária, que disputa as categorias sub-15, sub-17 e sub-20 do Campeonato Paulista, ainda não marca presença nas categorias sub-11 e sub-13, por isso alguns jovens atletas da cidade buscam outra alternativa para apresentar seu futebol a nível estadual. E o único time da região a marcar presença nessas competições é o Grêmio Sãocarlense/Adesm, que conta praticamente com uma seleção regional.

Em entrevista ao jornal O Imparcial, o técnico Rogério Pereira, o Rogerinho, falou da importância dessa iniciativa. “Nossos times contam com garotos vindos de um raio de 80 quilômetros, das regiões de São Carlos, Araraquara e Rio Claro. Temos meninos de Américo Brasiliense, Descalvado, Motuca, Porto Ferreira, entre outros locais onde eles não teriam a oportunidade de disputar uma competição de alto rendimento como o Paulista”, conta.

E o futebol apresentado por esses garotos vem resultando em bons frutos, tanto para o clube quanto para os jogadores. “Já temos meninos monitorados por clubes como Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo, Red Bull, entre outros”, revela o treinador.

O treinador destaca que a rivalidade entre as cidades no futebol adulto não se reflete nas categorias de base, onde a união é a palavra chave para o sucesso. “Aqui não existe rivalidade. Qualquer menino que tenha potencial será avaliado e, se tiver qualidade, será integrado”, resume Rogerinho, que prepara suas equipes para o Interior Cup, outro torneio que costuma chamar a atenção de grandes clubes do país.

Comandar um grupo com jogadores tão jovens também é um desafio para o técnico. “O grande problema é colocar para eles a importância do campeonato e gerar desde já o comprometimento. Muitas vezes viajamos às 5h30 da manhã para jogos fora de casa e além dos meninos, também precisamos ter esse comprometimento nos pais. O menino precisa estar focado, dormir cedo, além de inúmeros fatores que exigem essa participação dos pais”, acrescenta.

Outra vantagem do projeto é que os meninos atuam somente em estádios, com estrutura de ambulância e arbitragem da Federação Paulista de Futebol, o que faz com que eles comecem a se ambientar ao clima do futebol que encontrarão ao longo de suas carreiras.

Entre os meninos de Araraquara que integram o sub-11 do Grêmio Sãocarlense estão o goleiro Cauan Assunção, o zagueiro Paulinho Zavan, o volante Raul Pires, o meia/volante Léo e os atacantes Carlinhos e Dodô. Além deles, compõem o time três atletas de Américo: o zagueiro Guilherme e os atacantes Iago e Cauan. No sub-13 estão o volante araraquarense Gustavo Bombarda, além do zagueiro Lucas Gouveia, de Motuca, e do atacante Vitinho Barreira, de Américo.

 

Redação

Sair da versão mobile