A Prefeitura de Araraquara assinou esta semana a ordem de serviço para a obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Valle Verde. A primeira etapa da construção da unidade está sendo realizada com recurso de R$ 1 milhão de emenda parlamentar da deputada estadual Márcia Lia, destinado ao município em 2019. Essa obra foi eleita como prioritária pelos moradores da Região 12 do Orçamento Participativo no mesmo ano. O projeto é para uma UBS IV.
“Esta é uma obra muito importante para os moradores da Zona Norte da cidade e ajudará a atender uma grande demanda criada nessa região depois da construção dos inúmeros conjuntos habitacionais. A estrutura da atenção básica que existe hoje não consegue dar conta das necessidades da população do Valle Verde e bairros do entorno. E nos deixa muito satisfeitos saber que estamos ajudando a cidade a resolver esse problema”, comenta a deputada Márcia Lia.
O projeto foi apresentado no ano passado à Câmara, que o aprovou por unanimidade, e a licitação foi aberta na sequência. A empresa Donizeti Pereira da Silva EPP venceu a licitação com a proposta de R$ 847.913,33 e aguarda para fazer a primeira medição. O prazo de conclusão da obra é 3 de setembro de 2021.
O recurso destinado pela deputada Márcia Lia ao município será utilizado na construção da primeira etapa da obra, uma vez que a estrutura necessária para atender toda a demanda de atenção básica em saúde na Zona Norte de Araraquara hoje requer um investimento maior. Mesmo assim, a primeira etapa da obra da UBS do Valle Verde já irá garantir o atendimento de 22 mil moradores do bairro. Hoje, essas pessoas são atendidas pelas unidades de saúde do Selmi Dei e do Jardim Adalberto Roxo, que estão sobrecarregadas, ou ficam no pronto atendimento da UPA, o que não pode acontecer já que a UPA não faz atendimento preventivo, apenas urgência e emergência.
“Esta obra é uma grande vitória para a Região 12 do OP, para a Zona Norte da cidade, que foi sobrecarregada em todos os serviços públicos na gestão anterior, para a Prefeitura de Araraquara e para o nosso mandato. Estamos buscando solução àquela região, que é muito populosa, mas não tem os serviços públicos compatíveis”, finaliza Márcia Lia.