Início Araraquara Ultrassom morfológico está disponível na rede de saúde municipal 

Ultrassom morfológico está disponível na rede de saúde municipal 

Informações foram apresentadas pelo Executivo após questionamentos do vereador João Clemente (PSDB)

Cropped close up of an ultrasound scanner in hands of doctor examining her pregnant patient copyspace technology modern medicine healthcare pregnancy diagnosing sonogram unborn motherhood concept.

Em março, o vereador João Clemente (PSDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a ultrassonografia morfológica e a translucência nucal. 

No documento, o parlamentar indagou se o ultrassom morfológico é disponibilizado e utilizado em toda a rede pública municipal de saúde; se sim, desde quando é utilizado e, se não, qual a previsão de disponibilização a toda a rede pública municipal de saúde; se o exame de translucência nucal é disponibilizado e utilizado em toda a rede pública municipal de saúde; se sim, desde quando é utilizado o exame de translucência nucal e, se não, qual a previsão de disponibilização a toda a rede pública municipal de saúde. 

Em resposta, o coordenador executivo de Assistência Especializada da Secretaria Municipal da Saúde, Misael Emilio, informou que o ultrassom morfológico é disponibilizado às pacientes acompanhadas pelo Ambulatório de Gestação de Alto Risco (Agar), indicadas devido a suas comorbidades e que necessitam do exame mais completo para avaliação de 1º e 2º trimestre. “O ultrassom vem sendo disponibilizado desde a criação do Ambulatório”, detalha. 

Já a translucência nucal, explica, é indicada pelo médico, quando este avalia a necessidade e inclui o exame no pedido de ultrassonografia obstétrica. 

O vereador reforça o artigo 196 da Constituição Federal de 1988. “Sendo a saúde um ‘direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação’, o ultrassom morfológico e o exame de ultrassonografia obstétrica fazem parte desse arcabouço de direitos e garantias individuais e coletivas, à luz do artigo 5º do mesmo diploma legal supracitado.” 

Redação

Sair da versão mobile