Início Araraquara ‘Uma nação só avança se tiver ambiente de unidade’, afirma Edinho no...

‘Uma nação só avança se tiver ambiente de unidade’, afirma Edinho no Dia da Independência

No ato cívico de 199 anos da Independência do Brasil, o prefeito Edinho defendeu a unidade e a harmonia do País, o fim da intolerância e o respeito às opiniões divergentes. A solenidade foi realizada na manhã de terça-feira, feriado de 7 de Setembro, na sede da Guarda Municipal, e contou com autoridades civis e militares.

Edinho destacou que o Brasil ainda é uma nação jovem, se comparada a outros países do mundo. “Do ponto de vista histórico, uma nação de 200 anos é jovem. Estamos construindo uma nação. O processo de independência é um processo contínuo, construído todos os dias. E a independência se constrói quando nós conseguimos garantir que o Brasil seja de todos os brasileiros e brasileiras. Que todos os filhos da Nação possam enxergar perspectiva de futuro, oportunidade de serem felizes e realizarem seus sonhos”, afirmou Edinho.

“E nós não vamos construir uma nação como o Brasil, de dimensão continental, se não for em um ambiente de paz, de harmonia. Não precisamos pensar de forma igual, mas o pensamento diferente não precisa significar ódio, intolerância, agressividade. Nós podemos pensar de forma diferente e construir objetivos em comum. Uma nação só avança se tiver ambiente de unidade”, complementou.

Para o prefeito, a realização do ato solene na sede da Guarda Municipal é um reconhecimento ao trabalho realizado pela corporação, pelos agentes de trânsito e pelos órgãos da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública durante a pandemia na fiscalização do cumprimento dos decretos municipais.

“Em Araraquara, com a união de forças de todas as instituições da nossa cidade, instituições da sociedade civil, instituições militares e instituições de governo, conseguimos criar um ambiente de unidade para enfrentar a maior tragédia humanitária da nossa história. E a Guarda Municipal teve papel fundamental. Fica a minha gratidão a toda a cidade, que se uniu para combater a pandemia”, disse.

Edinho ainda desejou solidariedade às famílias das vítimas da Covid-19 e ressaltou que a ciência e a medicina devem ser valorizadas. “São famílias que, infelizmente, não tiveram sequer a oportunidade de velar os entes queridos vítimas dessa pandemia. Essas vidas serão lembradas ao longo da nossa história para que a gente entenda a gravidade do momento que enfrentamos e estamos enfrentando. É necessário valorizar a ciência e a medicina. Darmos valor aos profissionais de saúde, darmos valor a aqueles que, em tempo recorde, conseguiram desenvolver vacinas e medicamentos para que a humanidade pudesse iniciar um processo de retomada”, declarou o prefeito.

Democracia
Representando a Câmara Municipal, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) relembrou o processo de Independência do Brasil e defendeu a democracia. “Que neste dia a gente possa lutar para fortalecer as instituições, como o Legislativo, o Executivo, o Judiciário e os demais poderes constituídos, para que possamos sempre fortalecer a democracia”, afirmou.

O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, fez alusão aos protestos que seriam realizados em todo o Brasil durante o feriado de 7 de Setembro e defendeu os valores democráticos.

“Espero que as instituições democráticas de direito mostrem que estão consolidadas. No 7 de setembro de 1822, com o surgimento da Nação, o povo brasileiro queria paz, tranquilidade e liberdade. Esses valores certamente irão prevalecer”, opinou João Alberto.

O chefe de instrução do Tiro de Guerra 02-002, subtenente Brayner Rogério Tavares Araújo, ressaltou que o amor à Pátria pode estar nas atitudes mais simples do dia a dia.

“Nossa casa é o solo em que a gente pisa. É aqui que a gente trabalha, convive com os familiares, deixa o nosso suor. Ter verdadeiro amor pelo País é algo a ser cultivado todos os dias. Desde atitudes simples, como jogar o lixo no lixo, passando pelo respeito ao outro, pelo cumprimento dos deveres, pelo respeito às autoridades constituídas. Amemos o nosso País, de verdade”, declarou o subtenente.

Também estiveram na solenidade o vereador Guilherme Bianco (PCdoB); o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; a secretária de Comunicação, Priscila Luiz; o subtenente Cristiano Joveliano, representando o 3º Subgrupamento do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Araraquara; a Banda Regimental do 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior, regida pelo sargento Luiz Fabiano Ribeiro; a comandante da Guarda Municipal, Juliana Zaccaro; entre outras autoridades.

Redação

Sair da versão mobile