Início Cidade Unesp de Araraquara auxiliará Prefeitura com exames do novo coronavírus

Unesp de Araraquara auxiliará Prefeitura com exames do novo coronavírus

Um dos problemas enfrentados pelos municípios neste início do surto do novo coronavírus, a demora na divulgação de resultados dos exames está prestes a ser solucionada. Segundo a secretária de Saúde, Eliana Honain, a Faculdade de Farmácia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara fará exames para diagnosticar a Covid-19 a partir dos próximos dias.

Além da Unesp de Araraquara, os campos de Botucatu e de São José do Rio Preto também farão os testes para diagnosticar a doença, além de unidades da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Até o momento, apenas o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, está credenciado para o diagnóstico dos testes recebidos de todo o Estado de São Paulo. De acordo com o Governo do Estado, 14 mil testes estão na fila do instituto para serem avaliados: chegam 1.200 por dia, mas apenas 400 são resultados são liberados. Por isso, os dados de Araraquara e de outras cidades estão demorando para serem divulgados.

“O Adolfo Lutz está com exames parados de todo o Estado de São Paulo. Ele não dá conta, não tem capacidade técnica. A Secretaria Estadual de Saúde, junto com o Ministério da Saúde, está habilitando novos laboratórios. Entre eles, da USP, da Unesp e da Unicamp. A Prefeitura já estava em negociação com a Unesp de Araraquara para esses exames, que vão monitorar e mostrar se já temos positivos ou não em Araraquara. Até o final da semana, a Unesp será validada pelo Ministério da Saúde”, afirmou Eliana no “Canal Direto Especial”, no Facebook da Prefeitura.

“Os exames vão seguir o mesmo parâmetro: em pacientes internados, porque precisamos do diagnóstico rápido, e em profissionais da Saúde, que estão na linha de frente. Isso porque não há exames suficientes para todos. Nem que nós queiramos comprar, não há capacidade para serem realizados”, explicou a secretária.

Estatísticas
Segundo o último boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus, nesta segunda-feira (30), Araraquara ainda não possui casos confirmados da Covid-19. Porém, das 40 notificações ao todo, apenas sete foram descartadas e 33 casos ainda estão aguardando resultados de exames. Dessas pessoas, 11 seguem internadas. Duas mortes também estão sendo investigadas.

Segundo o Ministério da Saúde, são 159 mortos e 4.579 casos confirmados da Covid-19 oficialmente até esta segunda-feira (30) em todo o Brasil. Fazem parte do grupo de risco idosos (acima de 60 anos), pessoas com doenças autoimunes, imunossuprimidos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças crônicas.

Entre os sintomas do novo coronavírus estão febre alta e persistente, tosse, cansaço e falta de ar. Para a prevenção da doença, é recomendada a higienização frequente das mãos (com água e sabão ou álcool gel), manutenção dos ambientes arejados e o isolamento social (prática seguida por diversos países do mundo), evitando aglomerações de pessoas.

A Prefeitura está com um serviço de atendimento e resolução de dúvidas da população por meio da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 0800-771-7723, das 7h30 às 16h30.

 

Redação

Sair da versão mobile