O Centro Municipal de Saúde Doutor Ruy de Toledo, no setor 1 do Selmi Dei, na região nordeste de Araraquara, realiza 350 atendimentos de sintomáticos de Covid-19 por semana, com o novo horário estendido das 7h às 20h.
São três médicos, que se revezam, nos períodos: da manhã (7h), da tarde (13h) e da noite (17h), para as 150 consultas médicas semanais.
A ampliação do horário visa atender as pessoas com sintomas leves de Covid-19. Casos de dor de garganta e resfriado. Já em casos de sintomas graves, como falta de ar e dores de cabeça, a consulta é realizada no Polo de Atendimento ao Coronavírus, na UPA da Vila Xavier.
E a equipe de enfermagem realizou 250 testes de RT-PCR, coleta com a aplicação de swab (cotonete longo e estéril na região nasal e laríngea) para Covid-19, também durante a semana, de segunda-feira a sexta-feira.
Além das pessoas cadastradas no CMS Ruy de Toledo, a demanda dos testes é aberta à comunidade, diariamente, e encerrada às 19h para envio da sorologia ao laboratório.
O enfermeiro Rogério Gavassa Ornela orienta as pessoas a procurarem na unidade de origem o resultado do teste.
“Nós atendemos a região do Selmi Dei para os testes de Covid-19, mas, para saber o resultado, a pessoa deve entrar em contato (telefone) com a sua Unidade Básica de Saúde. Isso para evitar circulação pela cidade”, alerta Ornela.
A balconista Natália Santos realizou a coleta nesta sexta-feira (26) e elogiou a equipe do CMS Ruy de Toledo. “Eu fui bem atendida, o teste é rápido e é bom para a gente tirar a dúvida”, disse confiante.
Mais testes
Os testes realizados em horário estendido (das 7h às 19h) também ocorrem nas Unidades Básicas do Cecap e da Vila Melhado.
Já nas unidades do Jardim Paulistano, Santa Angelina e Jardim Paulistano, o atendimento e coleta de exame para sintomáticos de Covid são realizados no horário extra: das 17h às 19h.
As farmácias das seis unidades permanecem abertas no mesmo horário estendido para entrega de medicamentos prescritos pelos médicos.