A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reorganizando o atendimento na UPA da Vila Xavier a partir deste sábado (26).
Por conta da queda da demanda de pacientes com suspeitos de Covid-19, a unidade será mantida como referência para esses pacientes, mas voltará também a atender as outras patologias.
Desde o início da pandemia, com o aumento acelerado de casos confirmados de coronavírus e, consequentemente, da demanda de pacientes com suspeita da doença, a UPA da Vila Xavier foi transformada em polo de triagem e atendimento de Covid-19. Essa decisão acertada agilizou os atendimentos e salvou vidas.
No entanto, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, o momento requer nova organização.
“Houve melhora expressiva da situação epidemiológica do município, com redução de casos positivados da Covid, além do avanço importante da vacinação e consequente queda dos casos graves. Ao mesmo tempo, agora estamos enfrentando a dengue e um aumento considerável de casos suspeitos e diagnosticados da doença. Por isso, a UPA da Vila Xavier precisa voltar a atender também as outras patologias”, explica Eliana. “É importante que as pessoas saibam que, apesar disso, a UPA da Vila Xavier vai continuar sendo referência no atendimento de Covid-19. Ou seja, as pessoas com sintomas de Covid devem continuar procurando esta unidade da Vila. Da mesma forma que as crianças com até 12 anos de idade com suspeita de Covid-19 continuarão sendo atendidas na UPA Central”, reforça ela,
A Upa da Vila Xavier e a UPA Central atendem 24 horas por dia.