Início Araraquara UPAs lotadas e médicos sobrecarregados: essa é a realidade de Araraquara

UPAs lotadas e médicos sobrecarregados: essa é a realidade de Araraquara

Casos de dengue já passam dos 10 mil e, mesmo com o Dengário funcionando, falta de médicos na rede pública está causando grandes filas de espera nas UPAs

A situação da Saúde em Araraquara vem se agravando a cada dia. São Unidades de Pronto Atendimento (UPA) lotadas, postos de saúde com redução do quadro de funcionários devido à demissão em massa de servidores aposentados e somando-se a isso, a falta de medicamentos que atinge até remédios de uso contínuo. A Santa Casa também sofre com grandes filas de espera para cirurgias eletivas.

O início desta semana foi marcado por grandes filas de espera nas UPAs da Vila Xavier e Valle Verde, onde nota-se o número reduzido de profissionais.

Acompanhando de perto o cenário crítico nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), alguns médicos, que preferiram não se identificar, decidiram denunciar a grave falta de profissionais nas unidades do Valle Verde e da Vila Xavier.

Segundo os relatos dos profissionais, a situação já era preocupante com três médicos por turno e, agora, com a redução para apenas dois à noite, o atendimento se tornou insustentável.

“Com esse fluxo de pacientes, não dá para deixar o Valle e a Vila com menos médicos. Já estava ruim, agora ficou impossível”, desabafou um dos médicos. A pressão sobre as equipes é enorme e, segundo eles, a população é a maior prejudicada.

Os profissionais cobram providências urgentes da administração municipal para reforçar o quadro de médicos e enfermeiros, garantindo assim atendimento digno à população e condições mínimas de trabalho para quem está na linha de frente.

A Prefeitura foi procurada pela reportagem de O Imparcial para justificar a ausência dos profissionais e relatar o que está sendo feito para mitigar o problema, mas, até o final desta tarde não recebemos a resposta.

Sair da versão mobile