As vendas reais da indústria paulista de transformação cresceram 4,3% nos meses de dezembro e janeiro, conforme aponta o Levantamento de Conjuntura da Fiesp/Ciesp. No entanto, o setor ainda não se recuperou completamente da crise causada pela Covid-19, já que o volume de negociações está 2,8% abaixo do registrado no período pré-pandêmico –utilizando fevereiro 2020 como base comparativa.
Houve ainda avanço nos salários reais médios da indústria e nas horas trabalhadas na produção, com crescimento de 2,3% e 0,4% nesses quesitos, respectivamente. Apesar dos indicadores da pesquisa apontarem aumento no mês de janeiro, os resultados são inferiores aos do mesmo período de 2021, com exceção do Nível de Utilização de Capacidade Instalada (NUCI) que passou de 79% para 80,1% em 2022.
Já a pesquisa Sensor, também desenvolvida pela Fiesp/Ciesp e que indica o nível da atividade industrial, recuou 2,0 pontos em relação ao último resultado divulgado, passando de 52, em janeiro, para 50,5 pontos em fevereiro.
A Balança Comercial do primeiro bimestre de 2022 foi outro indicador que evidenciou um cenário diferenciado no comparativo interanual. As exportações da regional registraram queda de 11,3% e as importações cresceram 33,5% frente ao mesmo período do ano passado. Para Bruno Franco Naddeo, diretor titular do Ciesp Araraquara, a queda das exportações demonstra os desafios que a cadeia produtiva da indústria terá em 2022. “Os números da balança comercial confirmam a necessidade de fortalecer as exportações e a dependência da indústria no mercado externo, principalmente na aquisição de insumos e matérias primas.”
Emprego
A geração de empregos também se mostrou positiva. Segundo o Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged) de fevereiro, a indústria de transformação paulista foi responsável por 19.839 contratações no período, com destaque para os segmentos de alimentos, manutenção de máquinas e equipamentos, veículos, entre outros.
Nas 17 cidades atendidas pela regional do Ciesp em Araraquara, a indústria de transformação gerou 852 novas oportunidades de emprego, aumento de 1,59%. Com isso, o estoque de trabalhadores ativos nesses municípios alcançou 54.397 contratados.