Início Araraquara Vereador Michel Kary propõe projeto que ‘homenageia’ cervejaria da cidade, mas Coronel...

Vereador Michel Kary propõe projeto que ‘homenageia’ cervejaria da cidade, mas Coronel Prado pede Vista

Projeto inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o “Oktoberfest Ópera”

Por José Augusto Chrispim

O Projeto de Lei de iniciativa do vereador Michel Kary (PL), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o “Oktoberfest Ópera”, evento realizado anualmente, em setembro, pela Cervejaria Ópera, gerou questionamentos durante a sua apresentação na 44ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, realizada na tarde desta terça-feira (2).

 Na justificativa, o vereador argumenta que a proposta tem o objetivo de “reconhecer e valorizar uma festividade que já se consolidou como uma das mais aguardadas do município e região”. Porém, por se tratar de um evento particular que leva o nome de uma cervejaria, foi questionado pela vereadora Felipa Brunelli (PT).

“Eu entendo que é um absurdo nos utilizarmos do Legislativo para promovermos empresas privadas, pois, isso inclusive, viola o livre mercado, que os nobres senhores tanto enaltecem. Eu quero lembrar que o Oktoberfest é uma marca registrada na Europa e que é utilizada no Brasil sempre associada ao nome de uma cidade ou estado como, por exemplo, o Oktoberfest Blumenau. A minha questão aqui é por que a usar a marca Opera e não Araraquara? O nome Opera é uma marca consolidada que se distribui para outros territórios. Então, a gente está se utilizando do instrumento público para promover marca, inclusive, o Ministério Público proibiu a cidade de São Paulo de usar marcas para denominar ruas ou praças da cidade, gerando assim, um precedente judicial. A minha questão não é contra a data, mas, com relação à marca Opera. Eu acho que o vereador quer promover a empresa e não a cidade”, explicou a vereadora do PT.

Pedido de Vista

O projeto acabou não sendo colocado para votação, pois, o vereador coronel Prado (NOVO) pediu Vista de um dia. “Eu acho pertinente o que a vereadora levantou, porque a questão acaba passando pela marca e isso é preocupante. Eu vou pedir Vista para podermos conversar melhor a respeito desse projeto”, alegou Prado.

Sair da versão mobile