Na sessão da Câmara dessa terça-feira (8), as maiores discussões ficaram em torno de autorizações de abertura de créditos adicionais sobre emendas que foram destinadas à cidade, para reformas e adequações de praças, áreas de lazer, ginásios esportivos e manutenção das unidades escolares. Foi unanimidade entre as falas dos vereadores, as condições precárias que se encontram esses espaços.
O vandalismo tem chamado a atenção do poder público que tenta encontrar uma maneira de ameniza-lo. Para o vereador Édio Lopes (PT), banheiros e vestiários têm que ser adequados com grades, caso contrário, serão destruídos por quem os utiliza inadequadamente durante a noite. “Em algumas áreas de lazer e praças, não é de hoje que estão depredadas. Isso já é coisa antiga e precisamos resolver, principalmente nos bairros Victorio De Santi, Iguatemi, Hortênsias e Jardim América. O banheiro da praça do CECAP é fechado durante a noite”.
Para o vereador Tenente Santana (MDB), esses espaços deveriam ter uma associação de bairro para cuidar, “porque sem um responsável é dinheiro que vai pro ralo, os vândalos falam mais alto”, ressaltou.
Edio lembrou ainda que a Praça do Victorio De Santi tinha um guarda civil que cuidava do espaço e foi assassinado por usuários do local. Ele lembra que é necessário criar laços entre a população e a prefeitura para o cuidado dos espaços públicos, mas fechar durante a noite para que o poder público não tenha que disponibilizar verbas, que não são poucas, para recuperar novamente essas áreas nos próximos meses. O também petista, Paulo Landim (PT), foi o protagonista da maioria das emendas discutidas na noite de ontem.
Gerson da Farmácia (MDB), que faz parte da Comissão de Saúde na Câmara, entendeu o aumento da demanda e a necessidade na educação e remanejou R$ 976.760 mil que serão usados em Educação e Saúde para manutenção das unidades escolares, passes escolares e programa de cursinhos populares.
Reforma do teatro
Também foi votada a abertura de crédito no valor de R$ 1.100.333,34 para a reforma, adequação, e aquisição de equipamentos e materiais permanentes para o Teatro Municipal.
A Comissão de Obras, Segurança, Bens e Serviços Públicos, através dos parlamentares Tenente Santana (MDB) e Elton Negrini (PSDB) fiscalizaram os locais que serão contemplados com a autorização de créditos adicionais, recursos oriundos de Contrato de Repasse do Ministério das Cidades, aprovados em 2017.
Santana, vice-presidente da Câmara Municipal e presidente da comissão, destacou a importância de averiguar onde o dinheiro do município será aplicado. “Este é o papel do vereador. Verificar de perto as situações e o destino dos recursos aprovados na Casa de Leis” apontou.
Negrini reforçou a fala do colega de mandato. “Vamos analisar cada local beneficiado pela aprovação dos créditos. Isso demonstra responsabilidade em nosso trabalho de fiscalização”, afirmou.
Locais contemplados com as emendas:
Ginásio de Ginástica Artística, no CEAR
Teatro Municipal de Araraquara
Área de lazer Antônio José Paterniani (Tom Zé),
localizada no Jardim América
A área de lazer no Jardim Altos de Pinheiros
Vias da cidade de serão recapeadas.