Início Araraquara Vereadores da base rejeitam projeto que previa exames extras para gestantes na...

Vereadores da base rejeitam projeto que previa exames extras para gestantes na rede pública

Justificativa seria a falta de orçamento da Prefeitura

Na 12ª Sessão da Câmara Municipal de Araraquara, realizada na tarde desta terça-feira (8), os vereadores da base do prefeito Lapena votaram contra o projeto da vereadora Fabi Virgílio (PT) que garantiria exames extras para gestantes na rede pública.

O projeto prevê às gestantes em acompanhamento na rede pública municipal de saúde a realização de exames adicionais durante o pré-natal.

Segundo a proposta, além dos exames previstos na Lei Federal no 14.598, de 14 de junho de 2023, o protocolo de assistência das gestantes em acompanhamento na rede pública municipal de saúde passaria a compreender um exame de ultrassonografia morfológica e um exame de ultrassonografia obstétrico durante o terceiro trimestre de gestação.

No entendimento da parlamentar, a realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.

Justificativa

A justificativa dada pelos vereadores que votaram contrário ao projeto foi de que a Prefeitura alega “falta de orçamento”.

Como votaram os vereadores:

Os votos contrários vieram de Coronel Prado (Novo), Cristiano da Silva (PL), Dr. Lelo (Republicanos), Emanoel Sponton (Progressistas), Enfermeiro Delmiran (PL), Geani Trevisóli (PL) e Marcelinho (Progressistas). Já os vereadores da oposição votaram favoravelmente ao projeto. O vereador Guilherme Bianco (PCdoB) chamou de ‘criminosa’ a votação contrária ao projeto.

Foto: Arquivo

Sair da versão mobile