Início Araraquara Vereadores da oposição lançam nota contra uma possível privatização do DAAE

Vereadores da oposição lançam nota contra uma possível privatização do DAAE

NOTA OFICIAL – CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO DAAE

A oposição da Câmara Municipal de Araraquara manifesta seu absoluto repúdio à adesão do prefeito Lapena ao programa UniversalizaSP, do governo estadual, que pode resultar na privatização do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE). Criado há 56 anos, o DAAE é um patrimônio do povo araraquarense e uma referência nacional em saneamento. Presta serviços de altíssima qualidade, com 100% de abastecimento de água e 100% de esgoto tratado — índices que poucas cidades no Brasil conseguem alcançar. A estrutura técnica do DAAE é robusta e moderna, resultado de décadas de planejamento, investimentos e trabalho sério.
Trata-se de uma empresa pública eficiente, que sempre operou com sustentabilidade financeira e, inclusive, contribuiu com recursos importantes ao orçamento municipal. São dezenas de poços profundos, represas, reservatórios, estações de tratamento e projetos como o Plano Municipal de Saneamento Rural, que têm levado dignidade também às áreas periféricas e rurais. Esses avanços não seriam possíveis sem o comprometimento dos trabalhadores e trabalhadoras do DAAE — servidores públicos que atuam com dedicação, competência e profundo senso de responsabilidade com a cidade. A todos eles, manifestamos nosso respeito e apoio incondicional.
No entanto, fomos surpreendidos com a informação de que a adesão do prefeito ao programa foi feita à revelia dos próprios gestores do DAAE, que se manifestaram contrários à proposta. Segundo relatos internos, o prefeito teria assumido essa decisão apenas para não se indispor com o governador do Estado, ignorando os impactos nocivos que esse processo pode trazer à população. Essa postura é inadmissível. Araraquara não está à venda. O DAAE é da cidade, é do povo — e não será entregue a empresários por interesses eleitorais ou conveniências políticas com um governo estadual que sequer conhece a realidade da nossa comunidade.

Durante a gestão do ex-prefeito Edinho Silva, o DAAE recebeu atenção prioritária e investimentos históricos. Foram 68 obras planejadas, executadas ou em andamento, totalizando mais de R$ 87 milhões em investimentos — sendo mais de R$ 25 milhões em parcerias com o Governo Federal. Destas, 53 já foram entregues, garantindo melhorias concretas como a perfuração de novos poços, modernização de reservatórios e redução drástica nos vazamentos. Esse legado de fortalecimento da autarquia contrasta radicalmente com a atual postura do prefeito Lapena, que, em vez de seguir investindo e valorizando o DAAE, opta por se submeter ao governo estadual e abrir caminho para a privatização de um dos maiores patrimônios públicos da nossa cidade.
A oposição da Câmara Municipal de Araraquara está atenta e mobilizada. Sabemos que a privatização da Sabesp resultou em aumento de tarifas, piora no atendimento e exclusão social. Araraquara tem orgulho do DAAE. E essa Câmara tem o dever de defendê-lo. Conclamamos a população, os movimentos sociais e os servidores a se unirem nessa luta em defesa do saneamento público, universal e de qualidade.

Vereadores Alcindo Sabino, Aluisio Boi, Fabi Virgílio, Filipa Brunelli, Guilherme Bianco, Marcão da Saúde, Maria Paula e Paulo Landim.

Sair da versão mobile