A Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729, Centro), recebe nesta quinta-feira (28) a abertura da VI Conferência Municipal de Juventude, que neste ano leva o tema “Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”. A programação, que terá sequência neste sábado (30), é desenvolvida pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, Assessoria Especial de Políticas para Juventude, Coordenadoria de Direitos Humanos e Conselho Municipal de Juventude.
A programação desta quinta terá sua abertura realizada às 19h, com uma apresentação musical das Oficinas Culturais. Às 19h10, será composta a mesa de abertura, que terá como destaque a participação do secretário nacional de Juventude do Governo Federal, Ronald Sorriso. Ele irá compor a mesa com o prefeito Edinho, a deputada estadual Thainara Faria, o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, o assessor de Políticas para Juventude, Igor Emídio, e o presidente do Conselho Municipal da Juventude (Comjuve), Arthur Gimenes. Os discursos da mesa terão início às 19h30 e às 20h será realizado o painel com o secretário Ronald Sorriso, com encerramento previsto para as 21h.
No sábado, a conferência terá continuidade com os Grupos de Trabalho na Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz, a Escola Industrial (Avenida Bandeirantes, 503, Centro). Das 9h às 9h45 será feito o credenciamento, com a abertura precisa para acontecer das 10 às 10h30. Das 10h30 às 10h40 será feita a leitura e aprovação do Regimento Interno e na sequência, das 10h40 às 11h, será realizada a organização dos Grupos de Trabalho sobre os 12 eixos a serem abordados. Os debates em torno desses eixos acontecem das 11h às 13h. Após uma pausa para almoço das 13h às 14h, será feita a eleição dos delegados e aprovação das propostas das 14h às 14h30, com a leitura do documento final previsto para acontecer das 14h30 às 15h.
O assessor de Políticas para Juventude, Igor Emídio, destacou a importância da agenda. “Araraquara é uma cidade referência em diversas políticas públicas há vários anos, principalmente quando falamos de juventude. Trazer o secretário nacional de Juventude vai muito além de apenas uma presença, demarca e legitima nossas ações voltadas a essa população, dando a possibilidade de que nossas intervenções sejam apresentadas e reconhecidas às autoridades do Governo Federal”, comentou.
Vale destacar que, ao longo das últimas semanas, foram realizadas quatro pré-conferências, com os temas LGBTQIA+, Mulher, população negra e pessoas com deficiência.