Início Araraquara Violência contra profissionais da Enfermagem nas unidades de saúde será debatida na...

Violência contra profissionais da Enfermagem nas unidades de saúde será debatida na Câmara Municipal

Audiência Pública convocada pelos vereadores Enfermeiro Delmiran (PL), Marcão da Saúde (MDB) e Paulo Landim (PT) acontece na segunda-feira (22), a partir das 18h30, no Plenário da Casa de Leis

Situações de agressão verbal, física e psicológica contra enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem vêm sendo registradas em diversas regiões do país, trazendo impacto direto na saúde mental, na motivação e na segurança desses profissionais. Por isso, os membros da Comissão de Saúde e Serviços Públicos da Câmara Municipal de Araraquara, vereadores Enfermeiro Delmiran (PL), Marcão da Saúde (MDB) e Paulo Landim (PT), convocaram a Audiência Pública “Violência contra a Enfermagem: Desafios e Estratégias de Proteção nas Unidades de Saúde” para segunda-feira (22), às 18h30, no Plenário da Casa de Leis, com o objetivo de debater a violência contra os profissionais de Enfermagem nas unidades de saúde.

“A violência contra trabalhadores da saúde é um fenômeno mundial reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Conselho Internacional de Enfermagem (CIE), sendo urgente adotar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento”, argumentam os parlamentares no documento de convocação.

Os vereadores destacam que os profissionais da Enfermagem representam a maior categoria da saúde no Brasil, exercendo papel fundamental na atenção direta aos pacientes em todos os níveis de complexidade. “É importante abrir um espaço democrático de diálogo, com a participação de órgãos públicos, entidades representativas, autoridades de segurança e sociedade civil, para discutir soluções conjuntas e propor estratégias que promovam um ambiente de trabalho mais seguro e humanizado”, lê-se no documento de convocação da audiência.

Foram convidados para a discussão a Secretaria Municipal da Saúde, coordenadores e gestores das unidades de saúde do município, Maternidade Gota de Leite (FunGota), Diretoria Regional de Saúde (DRS) Araraquara, Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP), Conselho Regional de Psicologia (CRP); Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar), Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar do Estado de São Paulo, além de vereadoras e vereadores da Câmara Municipal de Araraquara.

Onde assistir

A Audiência Pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da Claro, e pela Internet – Facebook e YouTube.

Serviço

Audiência Pública “Violência contra a Enfermagem: Desafios e Estratégias de Proteção nas Unidades de Saúde”

Data: 22/09/2025

Horário: 18h30

Local: Plenário da Câmara Municipal de Araraquara

Transmissão ao vivo pela TV Câmara

Sair da versão mobile