Início Destaque 12 de novembro é o ‘Dia do Catador de Material Reciclável’

12 de novembro é o ‘Dia do Catador de Material Reciclável’

Coleta! Com o lema “trabalhando para as futuras gerações”, os catadores de materiais recicláveis ganharam seu dia. De autoria do vereador Edio Lopes (PT), a lei que inclui a data no Calendário Oficial de Eventos do Município foi sancionada pelo prefeito Edinho Silva (PT) nesta segunda-feira (12), dia no qual a profissão será reconhecida anualmente. O evento também comemorou os 17 anos da Cooperativa Acácia de Catadores e ocorreu na sede da instituição, localizada no Jardim Altos de Pinheiros III.

“Nosso objetivo é promover discussões e reflexões sobre reciclagem, sustentabilidade e meio ambiente, valorizando a figura do catador e o serviço que ele presta para a sociedade. Esse projeto foi uma construção conjunta com os próprios cooperados”, afirmou Lopes.

A presidente da Acácia, Helena Francisco da Silva, destacou a importância do catador. “Nove caminhões descarregam aqui cerca de quatro vezes por dia. O que não é coletado vai para os aterros sanitários, prejudicando o meio ambiente. Perdemos o material e renda que poderia ir para diversas famílias. Hoje, somos em quase 200 pessoas vivendo da reciclagem.”

            Para o prefeito, esse serviço é fundamental. “O resíduo descartado incorretamente vai para os nossos córregos e polui nossa água. Por isso, a coleta faz tanta diferença. Temos o dia do médico, do advogado e, agora, do catador de material reciclável, pois são profissões indispensáveis para a sociedade.”

Também participaram do evento os vereadores Roger Mendes (Progressistas) e Toninho do Mel (PT), a deputada estadual Márcia Lia (PT), o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Donizete Simioni, o diretor de Gestão Ambiental do Daae, Helton Galvão, a coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, e o gerente de Resíduos Sólidos do município, Agamenon Brunetti.

Redação

Sair da versão mobile