Início Araraquara 2º Semana Municipal de Poesia segue até 1º de novembro

2º Semana Municipal de Poesia segue até 1º de novembro

“Oficina de Escrevivência” vem sendo realizada em alguns pontos da cidade, com diversos escritores

A programação gratuita da II Semana Municipal de Poesia José Roberto Telarolli – “O Poeta da Vila”, segue até o próximo dia 1º de novembro com atividades gratuitas e abertas aos interessados, em uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

Na segunda-feira (30) à tarde, a programação da Semana de Poesia iniciou a “Oficina de Escrevivência – a escrita como sobrevivência” na Penitenciária, com a participação de Willian Chacal e Sonia Guzzi. Willian Chacal é rapper, letrista, produtor cultural com mais de 3 EPs lançados, quanto Sonia Guzzi é poetisa, escritora, fundadora da Empório Inventivo, membro da Academia Araraquarense de Letras e tem 5 livros publicados.

O termo “escrevivência” traz a junção das palavras “escrever e vivência”, mas a força de sua ideia não está somente nessa aglutinação; ela está na genealogia da ideia, como e onde ela nasce e a que experiências étnica e de gênero ela está ligada, explicou a escritora e educadora Conceição Evaristo, criadora do termo.

As oficinas foram pensadas para acontecerem em lugares onde a vulnerabilidade social está instituída e institucionalizada: penitenciária, Fundação Casa, Programa Filhos do Sol e EJA- Educação de Jovens e Adultos, a fim de ampliar horizontes, palavras e liberdades. As oficinas seguem até 1º de novembro, sendo as atividades no programa Filhos do Sol e no EJA abertas a todos interessados; já na penitenciária e na Fundação Casa, as oficinas irão atender exclusivamente os internos.

Na terça-feira (31), a Oficina de Escrevivência será realizada às 14h no programa Filhos do Sol, com Willian Chacal e Cinthia Santos (preta, mãe, Doutora, bibliotecária, feminista, escritora, antirracista e membro da Academia Araraquarense de Letras).

No dia 1º de novembro, a oficina será oferecida no EJA – Educação de Jovens e Adultos, às 14h, com Dani Raphael (escritora, aquarelista, empresária e membro da Academia Araraquarense de Letras) e Lúcia Furtado (formada em Letras, poetisa, ativista cultural, redatora publicitária).

Depois, às 15h, a oficina será ministrada na Fundação Casa, com Willian Chacal e Sonia Guzzi, exclusivamente para os jovens da fundação.

Vale lembrar que a Semana Municipal de Poesia “José Roberto Telarolli – “O Poeta da Vila” é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, instituída no calendário oficial do município pela Lei nº 10.452 por meio de projeto da vereadora Fabi Virgílio.

Programação:

Terça-feira (31 de outubro) – 14h – “Oficina de Escrevivência – a escrita como sobrevivência”, com Wiliian Chacal e Cintia Santos

Local: Programa Filhos do Sol (Avenida Domingos de Paula, 395)

Quarta-feira (01 de novembro) – 14h – “Oficina de Escrevivência – a escrita como sobrevivência”, com Dani Raphael e Lúcia Furtado

Local: EJA – Educação de Jovens e Adultos (Rua Voluntários da Pátria, 2154 – Centro)

Quarta-feira (01 de novembro) – 15h – “Oficina de Escrevivência – a escrita como sobrevivência”, com Wiliian Chacal e Sonia Guzzi

Local: Fundação Casa (evento destinado exclusivamente aos jovens da fundação)

Redação

Sair da versão mobile