Início Geral A citricultura é central na geração de empregos e riquezas’, afirma Edinho

A citricultura é central na geração de empregos e riquezas’, afirma Edinho

O prefeito Edinho e o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, participaram da abertura do 7º Encitros (Encontro Técnico e Científico de Citros), no Centro Internacional de Convenção, na manhã dessa quinta-feira (30).

O evento é realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara, com apoio da Prefeitura e de diversas empresas, e é referência em pesquisa e aplicação de tecnologias relacionadas ao mercado de citros. Estiveram presentes profissionais da citricultura e pesquisadores de universidades em uma rodada de palestras durante todo o dia.

Entre os palestrantes estiveram representantes do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), da CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos) e de instituições como Unesp, Unicamp e o Unipam (Centro Universitário de Patos de Minas).

Para o prefeito Edinho, o encontro é fundamental para debater um assunto tão importante para Araraquara e para a economia da região. “A agroindústria é âncora econômica da nossa região e continuará sendo neste século XXI. E a citricultura é central na geração de empregos e riquezas”, disse o prefeito.

“Fico muito feliz por Araraquara sediar esse evento, já que nossa região aglutina as principais indústrias de suco de laranja do mundo e toda a cadeia produtiva, além do Fundecitrus. Essa sinergia entre empresas, universidades e poder público é essencial. Não tenho dúvidas de que estamos vivendo um momento importante na exportação de suco de laranja. É uma commodity [mercadoria] fundamental para o superávit financeiro”, complementou Edinho.

Damiano Neto parabenizou todos os responsáveis pelo encontro. “A citricultura gera renda, empregos e cumpre um papel social importante. Essa integração com a universidade precisa ser mantida e aperfeiçoada sempre. Quero agradecer a todos pela organização do evento”, disse o vice-prefeito.

Ainda participaram da abertura do evento o professor doutor Guilherme Peixoto, representando a Unesp e as outras instituições; a empresária Mere Gomes, em nome de todos os empresários do setor; além de Jacqueline Ribas, representando a Fundecitrus; e Manoel de Araújo Sobrinho, diretor-presidente da Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações; entre outras autoridades.

Potência econômica
O cinturão citrícola de São Paulo e Minas Gerais (Triângulo Mineiro e região sudoeste de Minas) produzirá 388 milhões de caixas de laranja na temporada 2019/2020, segundo a Fundecitrus. Isso representa 36% a mais que a temporada passada.

A laranja é a fruta mais produzida no Brasil. E nosso País é o maior exportador de suco de laranja do mundo — a cada cinco copos de suco tomados no mundo, três saíram do Brasil.

O Estado de São Paulo, por exemplo, produz 78% de toda a produção nacional, segundo o IBGE, sendo que as duas maiores indústrias desse setor no mundo estão em Araraquara e Matão.

Redação

Sair da versão mobile