Início Araraquara A Morada do Sol

A Morada do Sol

Crônicas do Ser

Leonardo Daniel

Uma cidade que é chamada por Araraquara (A Morada do Sol) é uma cidade especial, pois onde mora o Sol, mora a luz do Amor. Eu não nasci em Araraquara, nasci em Goiânia, mas amo essa cidade como poucas que eu conheci, eu e minha esposa moramos na Cidade do Sol, de 2001 até 2004. Eu estudava Letras na Unesp e ela fazia doutorado em química na mesma universidade. Morávamos no centro, na rua Djalma Dutra. Num sobrado, da janela do nosso quarto dava pra ver a maior igreja de Araraquara, com sua linda abóboda dourada. (Igreja Matriz São Bento)… mas depois construíram um enorme prédio. Que impediu a vista.Fomos muito bem recebidos pela cidade, fizemos muitos amigos, alguns até hoje como o José Eduardo Cagnin, Jaivon Lima, Rodrigo Garcia, o casal de professores da Unesp, Maria Celeste e Djalma… entre outros.

Araraquara não é muito grande como Ribeirão Preto, e nem tão pequena como Ibaté. Eu gosto de Araraquara, uma cidade é feita de amizades, e felicidade é uma cidade feliz. Foi uma época muito feliz – essa que nós vivemos… com seus passeios, com muita pizza, beirutes, esfirras… sorvetes… amizades. Livros, estudos, e descobertas.

Eu e minha esposa tínhamos muita saudade dos nossos pais, familiares e amigos em Goiânia, mas poderíamos ter continuado a morar na Morada do Sol, caso fosse nosso destino. Hoje sempre que dá visitamos São Carlos e Araraquara, temos também amizades na Cidade do Clima.

Na Morada do Sol, eu via o Sol nascer quase todos os dias… enquanto íamos para a faculdade, e passeava com meus cachorros em terrenos baldios perto da Rodoviária no fim de tarde. O sol nasce também dentro da gente, e dentro da gente nossa alma canta ao sol, somos tão pequenos! E a cada descoberta tem também um novo dia nascendo com todo entusiasmo e

aprendizados desse novo dia. Eu e o Eduardo (o Du), gostávamos de caminhar atrás da FCL da Unesp. Com o Rufos chamado pelo Du de Yellow Dog, e o Bozo. (cães sob nossa tutela) – já falecidos, também gostávamos de jogar bola nas manhãs de domingo, com o Gini e o André Rosa.

Antes de mudar de São Carlos para Araraquara eu visitei a cidade algumas vezes, em São Carlos foi também mágico, mas na Morada do Sol a vida foi mais propensa há muitos aprendizados, e eu era fascinado naquilo que eu tralhava, contação de histórias para crianças.

Mitos da Mitologia Grega (orientado pela Profa. Dra. Maria Celeste Consolin Dezotti – Língua e Literatura Grega), e a oficina de poesia: (Re)Engenharia do Rock, (ambos na Biblioteca Municipal – mediante uma parceria entre Prefeitura e o Colégio Método e depois o Cursinho Prosseguir) eu era aspirante à poeta. Hoje com 24 livros publicados não sou mais… Mas, continuo sentindo como se eu estivesse começando, e naquilo que eu perdi em musicalidade eu ganhei em profundidade semântica. Nessa época 2003 – 2004, eu escrevi para o Jornal O Imparcial através do apoio do Zakaib… e já faz um pouco mais de um mês que eu voltei a escrever para este importante Jornal, mediante a parceria com a Daniela. Portanto, só tenho a agradecer, muito obrigado, e Feliz Aniversário pra essa cidade tão radiante, bonita, e aconchegante, em seus 206 anos de vida! Feliz Aniversário. Araraquara/São Paulo.

Redação

Sair da versão mobile