Na manhã de terça-feira, dia 27 de junho, foi realizada a Abertura Oficial do “Programa Jovens do Futuro – Modalidade Capoeira”, no Centro Municipal de Educação Ambiental, localizado no Parque Natural Municipal do Basalto. O evento marcou a entrega de uniformes e apresentação de rodas de capoeira, proporcionando um momento de celebração e integração entre os participantes.
O “Programa Jovens do Futuro – Modalidade Capoeira” é uma iniciativa promovida pela Associação Estrela do Bonfim, chancelado pela Lei de Incentivo ao Esporte. Contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e da Legião da Boa Vontade (LBV), além do patrocínio da empresa Cutrale, o projeto tem como objetivo oferecer a iniciação esportiva na modalidade capoeira gratuitamente para crianças e jovens do município.
Com o intuito de promover a inclusão social e proporcionar uma formação integral para os participantes, o projeto oferece 130 vagas destinadas a crianças e jovens entre 6 e 17 anos, no contra turno escolar. As aulas já estão em pleno andamento, ocorrendo às terças e quintas-feiras, na sede da LBV, situada na Avenida Poe. Carlos Drumond de Andrade, número 791, na Vila Suconasa.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, reforçou que, além da prática esportiva, o projeto visa a evolução social dos beneficiários, oferecendo materiais adequados para a prática da capoeira. “A entrega dos materiais é fundamental para auxiliar no bom desempenho das aulas, garantindo uma experiência de qualidade para os participantes”, destacou.
Porsani enfatizou ainda que o projeto tem como propósito amenizar a situação de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, reduzir a ociosidade no período não escolar, facilitar o acesso a atividades esportivas e de lazer e, principalmente, proporcionar oportunidades para aqueles que possuem poucas possibilidades de frequentar aulas direcionadas ou desfrutar do lazer espontâneo,
“O projeto é uma parceria entre setores públicos, privados e organizações da sociedade civil, que juntos têm proporcionado uma oportunidade única para que essas crianças e jovens possam se desenvolver de forma integral e promissora”, concluiu.