José Augusto Chrispim
O ex-coordenador executivo de Habitação da Prefeitura de Araraquara, Alcindo Sabino (PT), foi empossado vereador na Câmara Municipal de Araraquara, nessa segunda-feira (6). O petista é bacharel em Direito e professor universitário.
A companheira do Partido dos Trabalhadores, Thainara Faria foi empossada como deputada estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e renunciou ao cargo de vereadora, por isso, ele assumiu a sua vaga como vereador na Câmara Municipal. A araraquarense obteve 91.388 votos na última eleição, sendo a 11ª mais votada na Federação. “Assumo este cargo com a consciência de que carrego a responsabilidade de representar cada habitante de Araraquara. Nosso gabinete irá atender e acompanhar cada demanda que surgir e temos a certeza de que faremos o nosso melhor aqui na Câmara”, disse Sabino.
Alcindo obteve 762 votos nas eleições municipais de 2020, ficando atrás de Thainara Faria (1.838), Filipa Brunelli (1.119), Paulo Landim (979) e Fabi Virgílio (867). Além de trabalhar como coordenador executivo de Habitação, Sabino também coordenou o Orçamento Participativo (OP) na gestão do prefeito Edinho Silva (PT).
O vereador falou com a reportagem de O Imparcial sobre como deve conduzir seu mandato nos próximos dois anos.
Veja a entrevista na íntegra:
O Imparcial: Como você espera conduzir seu mandato?
Alcindo: “Pretendo construir pautado na participação social, ou seja, criar ferramentas para que as decisões e as pautas que serão trabalhadas no mandato sejam tomadas de forma coletiva. Para isso já estamos articulando grupos da sociedade civil que possam contribuir com o mandato e consequentemente com a cidade”.
O Imparcial: Em quais áreas você atuou antes de ingressar na política?
Alcindo: “A trajetória da minha vida pessoal e profissional me fez trabalhar ou atuar em várias frentes: Cultura, dependência química, Participação Popular, Habitação, Idosos e Pessoas com Deficiência. Tem também a questão ambiental que penso que tem que estar na pauta de todos os gestores públicos. Sou bacharel em Direito, ator e diretor de Teatro”.
O Imparcial: Tem alguma pauta em especial que você pretende colocar em prática na Câmara Municipal?
Alcindo: “Acredito que dentro do que for possível fazer no legislativo, essas pautas que citei acima, serão o norte do mandato, mas repito, buscando a discussão e as decisões de como “trabalhar” cada uma delas com a participação de quem quiser contribuir com o mandato”.
O Imparcial: Com a eleição do presidente Lula e das duas deputadas do PT, você acredita que Araraquara tenha mais representatividade na política de agora para frente?
Alcindo: “Sem dúvida alguma, o fato de elegermos duas deputadas e o PT e os partidos coligados terem tido o maior número de votos da história de Araraquara, vai nos trazer bons frutos no futuro, aliás já está trazendo, por meio da liderança do Prefeito Edinho, já foram anunciados quase R$ 60 milhões para a reconstrução dos danos causados pelas chuvas. Penso que isso é fruto da força política que se criou a partir das eleições de 2020”, finalizou o vereador.