Início Araraquara Alunos da EMD homenageiam Angel Viana nos dias 17 e 18 de...

Alunos da EMD homenageiam Angel Viana nos dias 17 e 18 de setembro

Apresentação no Teatro Municipal conta com 112 crianças e jovens; ingressos estão à venda na escola

O espetáculo “Angel, o corpo para além das palavras”, com os alunos da EMD – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, é atração no Teatro Municipal de Araraquara na quarta e na quinta-feira, dias 17 e 18 de setembro, às 19h30.
Reunindo 112 crianças e jovens da EMD, o espetáculo tem direção do professor e diretor artístico da EMD, Carlos Fonseca. “O espetáculo é uma homenagem, um tributo à grande mulher, mãe e multiartista Angel Vianna. Sua vida, sua trajetória artística demarcada por três cidades brasileiras, Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro, foi tema de estudo do ano letivo de 2025 e resultou no espetáculo que apresentamos e que valoriza a sensibilidade e a presença!”
Ele conta que o estudo em homenagem a Angel conduziu os alunos para uma grande reflexão sobre a própria linguagem da dança, ou seja, “o que trazemos ao palco é uma produção metalinguística, aquela em que usamos uma linguagem para falar dela mesma. Mais do que isso, a experiência desse ano colocou em relevo o cuidado com o outro e consigo, numa ressignificação do tempo que se converte no tempo da delicadeza.”
Angel Vianna foi uma guardiã da dança com alma de artesã e coração de educadora. Nascida em 1928, em Belo Horizonte, começou sua trajetória como bailarina clássica, mas logo percebeu que seu caminho não residia nos passos perfeitos, e sim na descoberta do movimento verdadeiro, que vem de dentro.
Junto ao marido, Klauss Vianna, Angel abriu escolas e companhias para resgatar o corpo como instrumento de expressão de todas as emoções. Foi pioneira ao unir dança e terapia, mostrando que dançar é também conhecer a si mesmo. Em 2001, transformou esse sonho em realidade ao fundar sua própria faculdade de dança, um templo onde o movimento é tanto técnica quanto consciência de vida.
Ao longo da sua vida, foi reconhecida como mestra e inspiração; recebeu prêmios de prestígio e viu seu trabalho ser espalhado por gerações. Em sua despedida no ano passado, em 2024, a dança perdeu uma estrela, mas o mundo ganhou uma nova forma de perceber o corpo: como o mais profundo instrumento de arte e humanidade.
Os ingressos para “Angel, o corpo para além das palavras” podem ser adquiridos antecipadamente na EMD pelo valor de R$ 10. O endereço da escola é Rua Vicente Jerônimo Freire, 12, na Vila Xavier, ao lado da Secretaria Municipal de Educação. Os ingressos remanescentes estarão disponíveis nos dias das apresentações, na bilheteria do Teatro.

Ficha técnica de “Angel, o corpo para além das palavras”
Direção: Carlos Fonseca
Assistente de direção: Ana Paula Picco
Concepção e produção: equipe Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira
Professores criadores: Aline Escamilha, Ana Paula Picco, Carlos Fonseca, Geórgia Palomino, Janayna Marcatto, Liliana Jóia, Lucia Krepski, Maza Tidei, Marcelo Selmini, Pagu Soares, Paula Delbon, Pamela Pires, Pedro Luiz Galissia, Renata Pestana, Raquel Nascimento, Rodrigo Canela e Vivian Tavares
Texto dramatúrgico: Carlos Fonseca
Narração: Raquel Nascimento
Coordenação de figurinos: Vivian Tavares
Confecção de figurinos: Lilian Pirolla
Cenografia: Marcelo Selmini, Maza Tidei, Patrícia Damiana de Oliveira Pereira Soares e Raquel Nascimento
Operação de luz: Rafaella Pucca
Operador de som: Lucia Krepski
Edição de áudio e vídeo: Ana Paula Picco
Diretora Escolar: Vanessa Caiano
Coordenadora Pedagógica: Vívian Brito

SERVIÇO:
Espetáculo de dança “Angel, o corpo para além das palavras”, com alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° – entre as Avs. Dr. Gastão Vidigal e Circular Mário Hyroio Arita – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)
Dias: quarta e quinta-feira (17 e 18 setembro)
Horário: 19h30
Ingressos: R$ 10 (venda antecipada na EMD – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier); ingressos remanescentes no dia da apresentação, na bilheteria do Teatro

Sair da versão mobile