Os alunos de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara, Camila Mucio Gomiero, Gabriela Aquino Santos Silva, Gabriel Henrique Bevilaqua Miranda, Giulia da Silva Mansano, Kaio Amorim Ribeiro da Silva, Késia da Silva Pedrozo e Letícia Vitória Damim Xavier, desenvolveram uma cartilha, chamada de ‘O Mundo da Energia – Dicas e truques para crianças inteligentes”, sobre o consumo consciente de energia, que foi entregue para alunos da Escola Estadual – E.E. Narciso da Silva Cesar, em Araraquara.
O trabalho foi elaborado nas disciplinas de Gestão de Projetos, Sustentabilidade e Qualidade de Vida, e Meio Ambiente, ministradas pelas docentes Grace Lis Proença Meirelles Barreto Porto, Solange Luiz e Viviane Xavier Ferreira, respectivamente.
Representando o grupo, Késia conta que “a cartilha foi destinada a crianças de cinco a seis anos e, com uma abordagem lúdica e dinâmica, visa a ensinar a importância da economia de energia de forma divertida e acessível”. “A cartilha é narrada por personagens animados. A história e as atividades propostas envolvem as crianças e seus responsáveis, promovendo o aprendizado sobre o consumo consciente de energia de maneira prática e agradável”, relata.
Solange menciona que a “proposta consiste em um projeto para a criação e distribuição de um manual de identidade direcionado ao público acadêmico infantil do interior do estado, para despertar o futuro sustentável”. “Os objetivos são: promover a conscientização sobre a importância da relação homem e sustentabilidade, por meio de suas vertentes tecnológicas, socioambientais e econômicas; proporcionar ao aluno a reflexão sobre a sustentabilidade no contexto da interdisciplinaridade, e apontar uma visão sistêmica sobe a problemática atual na gestão ambiental”, detalha a docente. Dessa forma, segundo ela, os projetos “contribuem para a diminuição dos impactos ambientais, promovendo-se a qualidade de vida”, completa.
Viviane conta que “a proposta é justamente eles escolherem temas pertinentes de uma forma geral ao meio ambiente, mas que é um dos tripés da sustentabilidade, já que ela tem o viés econômico, social, político e ecológico”. “Esta é uma forma de prepararmos esses futuros profissionais, e eles já terem uma consciência ou desenvolverem novas habilidades ou aprimorarem as já adquiridas nos ensinos infantil, fundamental e médio, de forma que mudemos a cultura de uma nação, para que se tenha um mundo melhor”, finaliza a docente.
De acordo com Grace, “os alunos estão engajados em projetos de extensão para a comunidade, conforme o plano de ensino da disciplina”. “O objetivo principal é proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada dos fundamentos da gestão de projetos e sua aplicação em diversas áreas, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades cruciais de planejamento, execução e controle”, esclarece a professora.
Assim, segundo ela, os graduandos também estão aplicando as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação – MEC para a extensão universitária, “promovendo assim o engajamento com a comunidade por meio dessas iniciativas”.
“A disciplina de Gestão de Projetos na Uniara abrange uma variedade de tópicos, incluindo conceitos, técnicas e ferramentas fundamentais para a prática eficaz de gerenciamento de projetos. A metodologia de ensino adotada inclui aulas expositivas, estudos de caso, simulações, exercícios práticos, debates e orientações individuais e em grupo para o desenvolvimento dos projetos de extensão comunitária”, relata Grace.
Para a coordenadora do curso, Eduarda Escila Ferreira Lopes, “a experiência da extensão tem nos surpreendido com resultados significativos e com os alunos cada vez mais empenhados em participar”, finaliza.